Vitória da luta! Simpa ganha liminar que suspende atividades presenciais nas escolas durante bandeira preta. Assembleia está mantida

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre acatou pedido de liminar apresentado pelo Simpa e determinou, nessa sexta-feira, 25, a suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Alegre, enquanto estiver em vigência a bandeira preta para Covid-19 na região que abarca a cidade. A Secretaria Municipal de Educação se manifestou, dando cumprimento à decisão.

 

No despacho, a juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman aponta que “Expor os profissionais de educação, os serventuários de escola, demais integrantes da rede escolar, os alunos e seus familiares – no momento mais crítico da cidade durante a Pandemia de Covid-19, fere o direito da manutenção à saúde e à vida, não devendo o Sistema de Cogestão permitir a abertura das escolas no ápice do colapso dos hospitais de Porto Alegre”.

 

A decisão destaca ainda que “Ademais, as escolas se mantiveram fechadas durante quase um ano e no pior cenário da Pandemia de Covid-19 retomarem as atividades presenciais viola frontalmente os direitos dos representados pelo autor protegidos constitucionalmente, como o direito à saúde, à vida e a dignidade humana. Vale lembrar que o art. 196 da CF/88 dispõe que é dever do Estado buscar a redução do risco à doença. Ou seja, o Poder Público não pode promover ações que acabem produzindo o efeito contrário”.

 

Para o Simpa, a decisão é justa e corresponde à urgência e à necessidade de preservação da vida impostas pela pandemia, especialmente neste momento de maior gravidade para todos.

 

A ação, que resultou na liminar, foi apresentada pelo Sindicato na tarde dessa quinta-feira, 24, e pedia o impedimento da retomada de atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, enquanto perdurarem os efeitos da decretação de bandeira preta para a Região de Agrupamento 10 (Porto Alegre e outros Municípios) no Sistema de Distanciamento Controlado.

 

O pedido tinha como fundamento a iminência de colapso do Sistema de Saúde, face ao aumento do contágio e à alarmante situação da ocupação de leitos, considerando ainda a necessidade e a viabilidade de disponibilização de vacina pelo Poder Público.

 

Assembleia mantida

 

Na noite dessa quinta-feira, 25, a partir das 19h, o Simpa realiza assembleia geral on line.

 

Leia também: Simpa entra na Justiça para impedir a retomada de atividades presenciais nas escolas

Leia o despacho:

Bandeira Preta Decisão Defere Liminar

Tags: covid19, Educação, justiça, Saúde

Mais notícias

ÚLTIMO DIA PARA VOTAR NA ELEIÇÕES DA CSST SMS 2025-2026!

Teu voto é muito importante para validar nossa eleição! Todos…

ORQUESTRA VILLA-LOBOS REALIZA UMA BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO NA UFRGS

A Orquestra Villa-Lobos realizou, no dia 18 de dezembro, o…

PROFESSORES/AS APROVADOS/AS NO CONCURSO DA SMED/PMPA CHAMAM ATO PELA NOMEAÇÃO JÁ!

Professores/as aprovados/as no concurso da Secretaria Municipal de Educação (SMED)…