SIMPA, SERVIDORES/AS E COMUNIDADE REJEITAM REDUÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DA U.S. MAPA

Design sem nome (8)

Diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participaram de uma assembleia da comunidade da Vila Mapa e arredores, na tarde de sábado (10/8), no Ginásio da EMEF Villa Lobos, sobre a decisão do governo Melo de transferir a Unidade de Saúde Mapa para o prédio onde funcionam os projetos Projovem e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Fasc.

O que deveria ser uma reunião para escutar a população e buscar soluções conjuntas sobre a manutenção do atendimento da Assistência Social e de Saúde daquele território, a partir das necessidades apontadas pela comunidade local, se transformou em um embate entre representantes do prefeito Sebastião Melo e moradores da região. Ao contrário da expectativa o que ocorreu não foi um debate e sim a apresentação, por parte dos representantes do governo, dos trâmites, já em execução, da transferência. E de que o SCFV e o Projovem deverão funcionar no Centro de Proteção a Criança e ao Adolescente (CPCA).

O Simpa e a comunidade da Vila Mapa e arredores se manifestaram contra a decisão unilateral e autoritária por parte do governo Melo, que além de não consultar os moradores da região e as/os servidoras/es, admitiram que a medida trará prejuízo no atendimento à população. Entre eles estão, a redução do número de atendimentos, a necessidade de uso de transporte para o deslocamento, uso de containers como salas e sem previsão de refeitório, bem como a possibilidade dos serviços não voltarem aos locais de origem.

Os diretores do Simpa salientaram que a medida resultará em altos custos para a Prefeitura, como cerca de R$ 170 mil para instalação dos containers, R$ 13 mil mensais para locação de ônibus, além do aditivo de 30% à empresa contratada para execução.

Durante a reunião, o vereador Everton Moraes Gimenis (PT) informou que já fez novo pedido de Audiência Pública na Câmara Municipal de Porto Alegre, pois a primeira solicitação foi rejeitada pela presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), vereadora Lourdes Sprenger (MDB).

A assembleia contou com a presença da representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vânia Frantz, e do presidente da Fundação de Assistência Social (FASC), Cristiano Roratto; além de moradores da região, representantes do Orçamento Participativo, lideranças da Vila Mapa e dos diretores do Simpa, Cindi Sandri, João Ezequiel e Bete Charão.

Tags: #ConcursoJá, #ForaMelo, #NomeaçãoJá, #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, Artigos, Assistência Social, Cores Fasc, EnchentePOA, FASC, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias