Simpa denuncia desmandos da Smed e exige posse das direções e férias do magistério em Comissão da Câmara

 

O Simpa participou, nesta terça-feira, 18/02, de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Em pauta, os reflexos da decisão da Secretaria Municipal de Educação (Smed) ao impor recesso ilegal no final de ano. A decisão acarretou na desorganização do calendário escolar e retirou dos professores o direito às férias.  Também foi debatida a posse imediata das direções eleitas no ano passado, que a Smed, até o momento, não efetivou, desrespeitando a Lei 7365/93, que estava vigente quando deu-se o processo eleitoral.

 

Durante a reunião, vereadores, professores, diretores e dirigentes das entidades representativas da categoria (Simpa e Atempa) levantaram também problemas como a falta de professores em diversas escolas; a total ausência de diálogo, por parte do secretário Adriano Brito, com os trabalhadores da educação e a incompetência da gestão que está prejudicando professores e alunos.

 

Exemplos da falta de diálogo citada na reunião foram as recentes tentativas do Simpa de se reunir com o secretário, todas adiadas. Como resultado da ida do Sindicato à Smed no final de janeiro, foi marcada reunião para o dia 12/02, que foi remarcada pelo secretário para o dia 18/02, data em que também não aconteceu. As reiteradas tentativas do sindicato tinham como objetivo tratar da posse das direções eleitas e das férias do magistério antes que o ano letivo recomeçasse, a fim de organizar devidamente as escolas, garantindo o direito dos trabalhadores, o que não foi possível devido à intransigência do secretário.

 

Também foi relatado que o fato de as direções eleitas não terem ainda sido empossadas resultou num vácuo administrativo, prejudicando o dia a dia das escolas.  Isso gerou problemas graves como, por exemplo, a impossibilidade de utilizar, desde dezembro, verbas que poderiam estar disponíveis para execução.

 

Secretário monarca

 

“O secretário brinca com a rede municipal, com os educadores que estão nos seus locais de trabalho e que estão garantindo o ano letivo; e brinca com o princípio da autonomia escolar, reconhecido pela Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas. Viemos aqui defender este princípio”, disse Roselia Siviero, diretora do Simpa.

 

“Ele [Adriano Brito] deu um recesso da cabeça dele. As escolas que se organizaram, na luta, e que garantiram o trabalho no recesso, conseguiram ter férias. As que, por ventura, não se sentiram autorizadas e fizeram um ou dois dias do recesso, foram punidas por ele porque não puderam reorganizar seu calendário. E agora vem uma ordem do MPC para reorganizar os calendários, para dar os 30 dias de férias, e ele não cumpre”, completou.

 

Luciane Pereira, também diretora do Simpa, destacou: “Como servidores públicos, temos responsabilidade não com o gestor, mas com a população de Porto Alegre. E me preocupa muito quando temos um gestor com atitude de monarca. É um gestor que não respeita a lei. Ele é capaz de enviar orientações às escolas para descumprir a lei”.

 

E colocou: “Quando ganhamos ação no TJ, constatando que o recesso era irregular, ele disse para as escolas cumprirem o que ele estava mandando. Ele vive fazendo isso. Cassou as férias dos professores, o que é inconstitucional. E quando as escolas respondem dizendo que os professores têm direito aos 30 dias de férias, o secretário, por meio de outros servidores – que estão também cometendo ilegalidade – manda os professores voltarem antes dos 30 dias. Não podemos aceitar esse tipo de atitude de um secretário”.

 

Encaminhamentos

 

Representantes da Smed na reunião, Vinicius Escobar e Célia Trevisan se limitaram a justificar a ausência do secretário e a dizer que a posse seria dada aos diretores eleitos sem, no entanto, dizerem quando isso ocorreria.

 

Ao final da reunião, foram anunciados como encaminhamentos da Cece, também sugeridos pelo Simpa, que a posse fosse dada imediatamente ao menos às escolas que referendaram o resultado do processo eleitoral e que a Comissão intermediasse reunião entre Simpa, Atempa e Smed para tratar destas questões. Também foi colocada a realização de reunião aberta da Cece com as entidades e o secretário.

 

Além dos trabalhadores da educação e representantes sindicais e da Smed, estiveram na reunião os vereadores Alvoni Medina (REP), presidente da Cece; Engenheiro Comasseto (PT), vice, e Alex Fraga (PSol), membro da comissão.

 

Assista vídeo das diretoras do Simpa na CECE:

 

Leia também: 

Férias do magistério: Simpa informa MPC sobre descumprimento de cautelar por parte da Smed

Vitória da autonomia escolar: TCE determina reprogramação das férias contra medida da Smed

MPC requer medida cautelar em defesa do direito às férias e autonomia escolar

Simpa se reúne com MPC para tratar das férias do magistério

Ministério Público cobra esclarecimentos da Smed quanto convocação em férias

Mais notícias

Aviso sobre horário de expediente no carnaval

Informamos que, em razão do período de Carnaval, não haverá…

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) manifesta seu…

SIMPA ENCONTRA PASCOAL E COBRA POR REUNIÃO QUE FOI PEDIDA AINDA EM DEZEMBRO

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa),…

TV SIMPA