No dia 11/03/2025 ocorreu a primeira reunião entre os representantes do SIMPA CORES-DMAE e a nova direção geral do DMAE.
A reunião foi solicitada pelo SIMPA e abriu o diálogo para tratar de diversas pautas de interesse dos servidores. Desde outubro de 2023 o sindicato não era recebido pela Direção Geral, apesar de reiterados pedidos.
CONCURSOS
Foram solicitados esclarecimentos quanto aos 2 concursos realizados em 2024 sendo questionado quando será feita a nomeação dos aprovados, dada a falta de pessoal para atendimentos das demandas da Autarquia. A Direção se comprometeu a encaminhar nos próximos dias o pedido de autorização para chamamento de 11 aprovados nas vagas do EDITAL 001/2024 para os Cargos de Operador de Subestação, Assistente Administrativo, Técnico em Saneamento, Técnico em Tratamento de Água e Esgotos, Técnico Industrial, Biólogo e Químico.
Quando as vagas do Edital 002/2024 para os cargos de Instalador Hidrossanitário, Operador de Máquinas Especiais, Soldador Industrial, Agente de Saneamento, Fresador, Montador Eletromecânico e Auxiliar de Serviços Técnicos foi informado pelo Diretor Geral Bruno Vanuzzi que será feita uma verificação das necessidades das áreas para o ingresso.
Também foi abordado pelo Diretor Geral que seria verificada a possibilidade de prorrogação dos contratos dos servidores temporários. O CORES-DMAE argumentou que não há respaldo jurídico para ampliação de prazo nos cargos temporários onde já existem concursos homologados e vagas abertas e cobrou o chamamento dos servidores efetivos para suprimento dessas vagas.
O Diretor também informou que está sendo elaborado um estudo para reforma administrativa que poderá alterar o organograma atual do DMAE. Foi solicitado pelo SIMPA CORES-DMAE para que possa participar das discussões representando os servidores.
CONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO/PARCEIRIZAÇÃO
Quanto a possível concessão do DMAE, o Diretor informou que ainda não foi decidido o formato, mas que o mais provável será a concessão parcial ficando o DMAE com a captação e tratamento de água e a drenagem e proteção contra cheias. Ficou claro na reunião que o interesse da administração municipal e da Direção do DMAE é encaminhar a concessão/privatização/parceirização do DMAE. O SIMPA alertou que há 8 anos o DMAE está com investimentos, principalmente no esgotamento sanitário, praticamente paralisados por conta da gestão voltada para privatização.
Quanto as condições de saúde e segurança do trabalho nas unidades do DMAE, O SIMPA CORES DMAE solicitou uma reunião específica para tratar da pauta, diante dos casos de acidentes de trabalho que vitimaram os colegas Alessandro Brutti e Luciano Passos.
Agora é Data Base!
Mobilize-se e participe da Assembleia Geral
Data: quinta-feira 13/03 a partir das 18:30hs.
Local: Centro de Eventos
Rua Barros Cassal, 220, junto a Igreja Pompeia
DMAE PÚBLICO, SIM! DMAE PRIVATIZADO, NÃO!
Serviço público não é negócio privado!
ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, AlagamentoPortoAlegre, CalamidadeRS, Chuvas, coresdmae, DMAE, enchenters, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros