Simpa apoia professores em defesa do ensino de Filosofia em Porto Alegre

WhatsApp Image 2020-07-27 at 17.27.08

O Simpa apoia a iniciativa de professoras e professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre de viabilizar uma carta aberta em defesa do ensino de Filosofia. O documento virtual, endereçado ao secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, que foi professor de Filosofia na Unisinos, destaca a “extrema preocupação” dos docentes “diante da ausência de vagas para professores desta disciplina no próximo concurso público, regido pelos Editais 22/2020 e 64/2020, que abrange as áreas do conhecimento de nº. 605 a 612”.

 

“Não há, hoje, quadro de recursos humanos suficientes para atender as escolas apropriadamente e sequer suprir as futuras demandas decorrentes do processo de aposentadorias e afastamentos. Além disso, esse importante componente curricular obrigatório, previsto nos REFERENCIAIS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, de 2011, coloca Porto Alegre na vanguarda da educação filosófica no Brasil”, diz o documento.

 

A carta segue colocando ainda que “fica evidente a singularidade da Filosofia não só por ser um conhecimento racional e logicamente organizado, mas também por desenvolver habilidades críticas e reflexivas distintas de outras ciências”.

 

ACESSE AQUI para assinar petição online por Espanhol, Francês e Filosofia na RME-POA

 

Para ler a íntegra e assinar a carta, clique aqui:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAPuN-m-0ZgQ-aPfC_1esUSncUWXaPDC26JdwhaiI_TM8y1A/viewform?vc=0&c=0&w=1

Tags: Carta Aberta, CoVID-19, Educação, Filosofia, ForaMarchezan, municipários, PortoAlegre, ServiçoPúblicoSalvaVidas, simpa, sindicato, Trabalhadores

Mais notícias