RELATÓRIO DIVERGENTE DA CPI DAS POUSADAS GAROA APONTA RESPONSABILIDADE DO GOVERNO MELO POR TRAGÉDIA QUE MATOU 11 PESSOAS

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (39)

Foi votado na quinta-feira (26/06), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o relatório final da CPI das Pousadas Garoa. A comissão foi criada para apurar as responsabilidades pelo incêndio ocorrido em 26 de abril de 2024, que deixou 11 mortos e 15 feridos. Durante a votação, foi apresentado pelo presidente da Comissão, vereador Pedro Ruas, um relatório divergente que aponta a omissão do poder público municipal como fator decisivo para que a tragédia ocorresse.

O relatório divergente sustenta que havia condições para que o incêndio fosse evitado, e que o governo municipal tinha conhecimento da situação precária em que funcionavam as Pousadas Garoa. Entre os responsáveis, o documento cita o prefeito Sebastião Melo, além de ex-gestores da área da assistência social, como o ex-secretário Leo Voigt e o ex-presidente da FASC, Cristiano Roratto. Também é apontado o dono das pousadas, André Kologeski da Silva.

A conclusão foi construída a partir de diversas oitivas com sobreviventes, agentes públicos, lideranças sociais e especialistas em segurança e assistência social. O relatório destaca que faltaram ações concretas por parte do município para fiscalizar e garantir condições seguras de abrigagem à população em situação de vulnerabilidade.

O Simpa acompanhou a CPI desde sua instalação, em fevereiro deste ano, e considera o relatório divergente uma importante ferramenta de denúncia e mobilização. O sindicato e o Cores FASC/SMAS reforçam que o abandono de políticas públicas, especialmente nas áreas sociais, custa vidas e que a responsabilidade do poder público não pode ser ignorada. Quando a fiscalização falha e a assistência é sucateada, tragédias como essa se tornam mais prováveis.

O relatório divergente foi assinado também pelos vereadores Alexandre Bublitz, Erick Dênil e Giovani Culau e Coletivo, que integraram a Comissão. O material será encaminhado ao Ministério Público e demais órgãos de controle. O Simpa continuará acompanhando os desdobramentos e continuará na luta por políticas públicas que garantam vida, segurança e dignidade à população.

Leia abaixo o Relatório Divergente:

Relatório Divergente

 

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato #smas, #TerceirizaçãoNão, Artigos, Assistência Social, Cores Fasc, EnchentePOA, FASC, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA