Plenária da saúde debate data-base, mobilização para a assembleia, PLs e saúde da categoria

Cores-Saude_19abr18_PL (2) - ED

No dia 19/04, foi realizada, na sede do Simpa, a plenária da saúde. A pauta abordou quatro pontos centrais: a data-base 2018, a assembleia geral da categoria – que ocorrerá na próxima quinta-feira, 26, às 18h, na Casa do Gaúcho –, a situação dos PLs na Câmara e as ameaças de novos parcelamentos, além de outros temas pertinentes surgidos durante a reunião, como a saúde dos trabalhadores.

Diretores do Simpa acompanharam a plenária, apresentando pontos como situação da tramitação dos PLs. No que diz respeito à data-base, a direção sugeriu, como metodologia, uma construção coletiva para a elaboração final da proposta de dissídio deste ano. As propostas surgidas durante a reunião serão sistematizados pelo Cores Saúde e incluídas no documento geral da data-base e apresentadas no próximo Cores geral, que acontecerá no dia 24, a partir das 18h, no Simpa, antes da assembleia de prestação de contas marcada para às 19h.

Dentre os temas recorrentes na reunião estão a deficiência das perícias médicas tanto na estrutura da SMS quanto no Previmpa; a falta de acolhimento aos trabalhadores; o assédio velado no processo de afastamento por LTS e o sofrimento e adoecimento físico e psicológico que vêm se intensificando nos locais de trabalho por fatores estruturais dos serviços, decorrentes dos processos de trabalho instaurados pela atual gestão.

A plenária apontou a necessidade de uma resposta para estas questões no âmbito de uma política de saúde do trabalhador, focada não apenas nos servidores e servidoras da SMS, mas em todos os trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura, construída com a participação democrática dos principais atingidos, que é a categoria municipária.

Leia também: Assembleia geral no dia 26 debaterá data-base da categoria municipária

Tags: CORES, DataBase2018, Saúde

Mais notícias