Mesmo após alertas, pedaço do teto cai e luminária atinge servidora do HMIPV

WhatsApp Image 2023-03-07 at 17.12.02

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a Associação dos Servidores do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (ASSERPV) realizaram nova vistoria no hospital e entregaram, na tarde desta terça-feira (7/3), um ofício à diretoria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), solicitando reunião para tratar de temas relacionados a novas denúncias sobre as condições de trabalho e a precariedade nas unidades do prédio. O documento foi entregue pelo diretor geral do Simpa, João Ezequiel, e pela diretora geral da Asserpv, Daniela Perroni. 

Recentemente, uma servidora ficou ferida após ser atingida por uma luminária que caiu junto a um pedaço de gesso do teto no Centro de Materiais e Esterilização (CME) do HMIPV. Felizmente, a funcionária teve apenas algumas escoriações e já retornou ao trabalho. No entanto, as consequências poderiam ter sido bem mais graves. O fato evidencia a veracidade e a gravidade das denúncias dos servidores e das entidades sobre a falta de condições de trabalho em várias unidades do hospital.

Além destes casos recorrentes, de pedaços que caem do teto, os servidores chamam a atenção para os riscos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas perder equipamentos de Raio X, em função da falta de ar-condicionado, causando superaquecimento dos mesmos. Existe uma probabilidade muito grande destes aparelhos queimarem, em função da elevada temperatura nestes ambientes. Devido a esse problema uma das salas de Raio X já está fechada, sem funcionamento. Enquanto que outra sala funciona sob altas temperaturas pondo em risco os equipamentos. O ar-condicionado não está funcionando em função do roubo de cabos externos que ligam os aparelhos.

Os servidores também estão insatisfeitos com a qualidade dos alimentos que são servidos no refeitório do Hospital, principalmente na janta, reclamação que foi encaminhada à direção, juntamente com diversas outras, como as já citadas sobre riscos da edificação e das altas temperaturas.

No dia 23 de dezembro, o Simpa e a Asserpv entregaram um documento relatando os inúmeros problemas que prejudicam o trabalho e o atendimento dos pacientes. Confira a matéria sobre o dossiê entregue à direção do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas na ocasião AQUI.

A direção do hospital afirmou que vai agendar reunião para receber o Simpa e a Asserpv na próxima semana. O Simpa e a Asserpv seguirão cobrando providências urgentes dos gestores para sanar os problemas relacionados à estrutura do prédio, dando segurança para que servidoras e servidores sigam prestando um atendimento de qualidade à população.

Mesmo após alertas do Simpa e da Asserpv, pedaço do teto cai e luminária atinge servidora do HMIPV

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, ASSERPV, HMIPV, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias