Simpa e Asserpv apresentam irregularidades à direção do HMIPV

As direções do Simpa e da Asserpv participaram de reunião com a administração do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), na manhã dessa sexta-feira (23/12). Na pauta, a apresentação das irregularidades encontradas na unidade de saúde durante a fiscalização realizada pelo sindicato e associação de trabalhadores. Foi entregue documento, em forma de relatório, listando problemas na estrutura física e de recursos humanos, contendo também as imagens que explicitam graves situações nos locais de trabalho.

 

SITUAÇÃO GRAVE

 

Além da falta de ar-condicionado, foram constatadas inúmeras infiltrações, alagamentos causados pelas precárias instalações hidráulicas do prédio e fios elétricos expostos. Também foi verificada a presença de mofo em diversos ambientes do hospital. Alguns trabalhadores manifestaram o temor pela infestação de ratos na área de acesso pelo estacionamento. Problemas com os serviços prestados pelas empresas terceirizadas de rouparia e alimentação, assim como a alta rotatividade dos profissionais de saúde terceirizados e situações de assédio, também constam no relatório.

 

DECRETO DO PONTO

Junto com a discussão do relatório de irregularidades, foi tratado do decreto municipal do ponto eletrônico, que impõe regras inconstitucionais, como o estabelecimento de que os registros realizados até 29 minutos além do horário, não contam no banco de horas.

 

As direções sindicais destacaram a necessidade de ações para resolução das situações apresentadas com a máxima urgência, restabelecendo as condições para o atendimento de pacientes e o pleno exercício do trabalho.

 

Após a exposição, o diretor geral do HMIPV, enfatizou as restrições financeiras e o aumento da demanda (somente a transferência dos serviços prestados pelo Hospital São Lucas/PUC trouxe um aumento de custeio de R$ 3 milhões). Sobre os problemas apontados no relatório, citou o cronograma de obras em andamento e firmou o compromisso de apresentar resoluções nas situações de ambiência de trabalho, retomando o diálogo com as entidades no período de três meses.

 

Participaram da reunião, representando as trabalhadoras e trabalhadores do HMIPV, o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, o diretor de Saúde do Trabalhador, Alexandre Bublitz; a diretora Geral da ASSERPV, Daniela Perroni. Representando o hospital, o diretor geral, Cincinato Fernandes Neto; o diretor técnico, Alceu Gomes; e a diretora de enfermagem Kaline Cauduro.

 

LEIA MAIS:

Fiscalização do Simpa e da Asserpv também encontra problemas no HMIPV

 

VEJA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO:

Relatório De Irregularidades HMIPV

252 Relatório De Irregularidades HMIPV Fotos

Tags: municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias

🚨 PLENÁRIA ON-LINE DA SAÚDE

⚠️ Atenção colegas! Na próxima segunda-feira, 📍 dia 22/04, às…

🗣️📢 ️ASSEMBLEIA GERAL DATA-BASE 2024❗

25/4 [quinta-feira], às 18h30 (1ª chamada) e 19h (2ª chamada)…

GOVERNO MELO APRESENTA “NOVA PROPOSTA” EM REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO

A data-base 2024 foi pauta de nova reunião agendada pelo…