Por articulação do Simpa, foi protocolada nesta quarta-feira, 11/9, na Câmara Municipal, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 que busca garantir a reposição da inflação no salário do funcionalismo municipal, referente aos anos de 2017, 2018 e 2019.
A emenda foi assinada por parlamentares das Bancadas do PT, PSOL, PSB e PDT, além de outros vereadores do PTB, PP, SD, DEM e PSD. A medida visa corrigir a defasagem que vem sendo acumulada pelos servidores desde o primeiro ano da gestão Marchezan, que tem se negado a negociar as datas-base, além de atacar a categoria e retirar direitos conquistados há décadas.
As perdas acumuladas pela categoria ultrapassam os 24%, valor correspondente à soma da inflação de 12,75% (maio de 2016 a junho de 2019) com as perdas históricas de 8,85% (maio de 2003 a abril de 2006) e o aumento de 3% da alíquota da Previdência, que passou a ser de 14%.
Na avaliação de alguns parlamentares apoiadores da emenda, a medida é justa também por estender aos trabalhadores o direito à reposição inflacionária, que neste ano já foi concedida aos próprios vereadores.
No ano passado, também por articulação do Simpa, foi apresentada emenda à LDO de 2019. Até o momento, o governo Marchezan se recusa a executar o pagamento devido. Se até o final do exercício deste ano a reposição não for concedida, o Sindicato poderá recorrer à Justiça para fazer valer o direito dos trabalhadores. Além disso, o Sindicato já judicializou a data-base deste ano e dos anos anteriores, separadamente, e aguarda decisão da Justiça.
Leia também: Na Câmara, Simpa demonstra que prefeitura pode repor perdas dos municipários
Mais notícias