Trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social fazem dia de luta pela vacina

 

Definidos como essenciais na linha de frente ao combate à pandemia da CoVID-19 e responsáveis pelo atendimento direto à população nos serviços da Política de Assistência Social em Porto Alegre, as trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com o apoio do Movimento Nacional em Defesa da População de Rua realizaram ato de protesto em frente ao Paço Municipal, na manhã dessa quinta-feira (1º/4), para cobrar a inclusão da categoria entre os profissionais priorizados na vacinação da CoVID-19 . Usando máscara e mantendo distanciamento, os manifestantes conquistaram agenda com o governo municipal ainda no período da manhã.

 

A agenda contou com a participação do chefe de Gabinete do Prefeito, André Flores, e do titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da COVID-19 (Secovid), Cesar Emílio Sulzbah. Os representantes do governo argumentaram que a responsabilidade pelo plano de vacinação é do governo do Estado, mas se comprometeram de apresentar a solicitação de inclusão dos trabalhadores da assistência social na lista de prioridades para recebimento da vacina contra a CoVID-19. Ficou firmado o compromisso do governo de informar a categoria, no prazo de uma semana, sobre o andamento da reivindicação.

 

Participaram representando os trabalhadores: a diretora do Simpa, Naiara Chaves Vieira, os integrantes do Cores Fasc, Iago Gonçalves Cunha e Sibeli da Silva Diefenthaeler, a coordenadora do Fórum Municipal dos Trabalhadores da Assistência Social (Fomtas), Rejane Scherolt Pizzato, o representante do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Cicero Adão Gomes.

Tags: Assistência Social, covid19, FASC, Vacina

Mais notícias