Antes de começar a Reunião Geral da Diretoria de Atenção Primária em Saúde com os Agentes Comunitários de Saúde, no início da tarde desta terça-feira (12/9), no Salão Nobre da UFCSPA, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e o Cores Saúde fizeram uma manifestação silenciosa ao estender uma faixa com os dizeres: “Prefeito, respeite os direitos dos agentes! INCENTIVO FINANCEIRO ADICIONAL E GIQ JÁ”. Alguns municipários empunhavam cartazes com a mensagem: “A portaria 674/2003 garante o nosso incentivo! Pague o nosso direito!”, reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). O diretor João Ezequiel representou o Simpa na manifestação e Israel Silva dos Santos representou o Cores Saúde.
A manifestação ocorreu porque o sindicato aguarda reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, para tratar da equiparação da GIQ – Gratificação de Incentivo a Qualidade ao SUS, conforme recebem os demais servidores municipais da atenção básica de saúde, e também sobre o IFA – Incentivo Financeiro Adicional o qual vem sendo repassado da União ao Município, mas não tem sido lançado nos contracheques dos agentes no mês de dezembro conforme preconiza a Lei Federal. A referida reunião foi solicitada oficialmente no dia 18 de agosto.
*Foto: Cristine Rochol/SMS
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, ACE, ACS, agente, agentes, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros