HORAS,  MINUTOS E  SEGUNDOS

Simpa visita DMLU e IAPI para verificar se proteção aos servidores está sendo assegurada

Visita ao IAPI

 

Ao longo desta sexta-feira, 20/03, diretores do Simpa visitaram serviços públicos para verificar se estão sendo garantidos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e da limpeza urbana e como estão as condições locais de higiene, bem como fiscalizar o cumprimento, por parte das coordenações, do decreto municipal que impõe o afastamento de pessoas de grupos de risco (gestantes, portadores de doenças pré-existentes — tais como cardíacos, diabéticos, hipertensos e com problemas respiratórios — e pessoas com suspeita do coronavírus).

 

As visitas também serviram para que os dirigentes sindicais orientassem os servidores sobre a disseminação da doença, os cuidados necessários e seus direitos e foram motivadas por denúncias feitas pelos municipários ao sindicato, que relataram situações que potencializam o risco de disseminação da doença.

 

Pela manhã, foram visitadas as unidades do DMLU da Azenha, Centro e o transbordo. No banheiro masculino do DMLU Centro, não havia água, situação que vai na contramão da necessidade de se manter a higiene correta principalmente das mãos. Também foi constatado que na área administrativa há muitos funcionários num espaço relativamente pequeno, o que também oferece riscos. Para o Simpa, por se tratar de uma área administrativa, onde não há atendimento público, e considerando a necessidade de restrição de pessoas, poderia haver revezamentos, o que contribuiria para melhorar a salubridade.

 

No IAPI, os diretores tiveram conhecimento de que as coordenações receberam e-mail da Secretaria Municipal de Saúde orientando que não sejam feitas notificações de casos suspeitos de coronavírus, medida que levanta dúvida sobre a motivação de tal diretiva. Nas visitas, os diretores do Simpa também constataram que a quantidade de EPIs ainda é insuficiente, o que tem deixado os trabalhadores apreensivos.

 

Participaram das visitas João Ezequiel e Luciane Pereira, pela  direção do Simpa; Marco Brignol, do Cores Saúde:  Alcino Evelásio da Rosa, do Cores DMLU e a vereadora Karen Santos (PSol).

 

Leia tambémSimpa repudia atitude das direções do HPS e HMIPV de não receber dirigentes para tratar da segurança dos servidores

Mais notícias

SIMPA TV

AÇÕES JURÍDICAS

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

COMBATE AO ASSÉDIO