SIMPA SE SOMA A ENTIDADES E AJUIZAM AÇÃO CIVIL PÚBLICA PARA COBRAR PROVIDÊNCIAS DE MELO

IMG-20240607-WA0053

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA, a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD, a Associação de Juristas pela Democracia – AJURD e a Federação Gaúcha das Uniões de Associações Comunitárias – FEGAMEC, ajuizaram Ação Civil Pública (ACP), nesta sexta-feira (07/06) para requerer a atuação responsável e adequada do governo municipal no enfrentamento à crise decorrente das inundações em Porto Alegre.

Na ACP, as organizações reuniram documentos que comprovam a negligência da gestão do Prefeito Sebastião Melo, e chamam atenção para a necessidade de tentar mitigar, ao máximo, os seus efeitos para a população atingida. Argumentam que não há como deixar de reconhecer a responsabilidade de Melo e de seus assessores na condução desidiosa e desastrada na proteção ambiental e na defesa civil, afinal, os efeitos da crise climática em Porto Alegre jamais teriam a escala que tiveram sem a absoluta falta de cuidado da administração pública com a cidade.

As organizações compreendem que é tempo, sim, de reconhecer responsáveis, diante das imensas perdas humanas e materiais que tem como causa direta as ações e as omissões daqueles que dizem que não é hora para apontar culpados. Também é tempo de prestar assistência e solidariedade às pessoas atingidas e necessitadas.

Após a ida ao TJRS, as entidades se somaram aos movimentos sociais, entidades e população no ato unificado em defesa do Meio Ambiente. A atividade ocorreu em frente ao Palácio Piratini e teve como mote “A catástrofe é político-ambiental. O clima mudou, nossos líderes, não!”.

Leia a cópia da Ação Civil Pública:

Manifesto Pela Reconstrução Educação No RS

Veja abaixo fotos da manifestação do final da tarde:

Tags: #ForaMelo, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, AlagamentoPortoAlegre, CalamidadeRS, Chuvas, enchenters, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias