Na tarde desta terça-feira (10/6), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) participou de uma reunião com o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, e a diretora de Gestão de Pessoas da SMED, Cleusa Leppa. Representando o sindicato, estiveram presentes os diretores Assis Olegário e Bete Charão, além da coordenadora do Cores Educação, Tzusy Estivalet.
Entre os principais temas debatidos, esteve a situação do atual concurso da educação, que expira em 7 de julho. O secretário informou que não haverá prorrogação, o que foi criticado pelo SIMPA, especialmente após Pascoal colocar em dúvida a qualidade dos/as candidatos/as aprovados/as.
A SMED anunciou a realização de um novo concurso até o final de julho, contemplando vagas para Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, História e Geografia. Já o concurso atual será homologado até 1º/09, este para disciplinas específicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Atualmente, existem cerca de 500 contratos temporários de professores na rede, além de aproximadamente 50 cargos efetivos vagos, os quais, segundo o secretário, serão preenchidos com nomeações antes do vencimento do concurso vigente, em julho.
Sobre os 400 novos cargos propostos em projeto de lei do Executivo, que tramita na Câmara Municipal, a SMED informou que, mesmo após aprovação, os aprovados/as só serão chamados/as para o início do ano letivo de 2026.
Monitoras e monitores:
Outro ponto importante levantado pelo SIMPA foi a alta rotatividade entre os agentes de inclusão, profissionais terceirizados e precarizados, e a urgente necessidade de realização de nomeação de monitores/as. Também foi abordada a situação das monitoras remanejadas de suas escolas de origem. O secretário comprometeu-se a reavaliar esses casos e solicitou que o sindicato envie as informações até a próxima sexta-feira (13/6).
O SIMPA reforça o chamado para que todas as monitoras remanejadas entrem em contato com o sindicato até quinta-feira (12/6) pelo e-mail simpapoa@gmail.com com o assunto “MONITOR”, informando:
* Nome completo
* Matrícula
* Escola de origem
* Escola para a qual foi remanejada
* Motivos para solicitar o retorno
Plano de carreira:
Por fim, a SMED informou que pretende trabalhar, no segundo semestre, na elaboração de uma proposta de novo plano de carreira para a categoria. O SIMPA acompanhará de perto essa construção, exigindo diálogo e respeito com trabalhadores/as da educação.
O SIMPA segue firme na defesa da educação pública de qualidade e dos direitos das municipárias e municipários!
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias