Na tarde desta terça-feira (04/02), o diretor Assis Olegário do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA e a coordenadora do Cores SMAP, Janaína Camargo, reuniram com o Secretário Municipal de Administração e Patrimônio, Cassiá Carpes, para verificar as atuais condições de trabalho no prédio localizado na R. Siqueira Campos.
O Simpa tem acompanhado, denunciado e cobrado melhorias no prédio desde a enchente de maio de 2024. De lá para cá foram inúmeras situações relatadas por servidores/as. Mais recente, na semana passada, houve um incêndio no 12º andar do prédio, que motivou a solicitação de nova reunião para questionar as condições de segurança e quais as providências que estão sendo tomadas pelo governo. Além da situação do incêndio em si, o sindicato recebeu denúncias de que a sinalização de emergência nos corredores e escadas não funcionou, tão pouco o alarme de incêndio.
À caminho da reunião, foi possível constatar que os problemas nos elevadores, denunciados em 2024, continuam. Em deslocamento para o 6º andar, local da reunião, o elevador subiu da portaria ao 6º andar, não abriu a porta, desceu automaticamente para o 5º andar, onde então a porta se abriu. Antes que a porta fechasse novamente, foi possível constatar que o elevador havia parado fora de alinhamento de altura. Uma cidadã que também estava no elevador, indo para o 7º andar, desceu no 5º e subiu os demais pela escada, após essa situação.
Segundo o secretário Cassiá Carpes, até então não existia nenhum responsável pelo prédio que é ocupado por quatro secretarias (Fazenda, Patrimônio, PGM e Transparência), mas desde o incêndio, o prefeito Melo destacou ele como responsável. Cassiá nomeou uma comissão, formada por servidores do patrimônio, para apresentar na próxima semana uma análise da situação do prédio. O secretário disse ainda que o prédio possui habite-se, PPCI e que já está articulando recursos financeiros que possibilitem todas as obras necessárias. Ele informou que os recursos virão do Fundo de Recuperação do Patrimônio e que está negociando também parte dos 6 bilhões que a prefeitura conseguiu financiar com o BID para ser utilizado na reforma.
Como encaminhamento da reunião, o Simpa e o Cores vão enviar formalmente uma solicitação para que uma cópia dos documentos (habite-se e PPCI) seja enviado ao sindicato, assim como o registro dos encaminhamentos da reunião da Comissão com o Secretário que ocorrerá na próxima semana.
Tags: #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias
Não há eventos futuros