SIMPA QUESTIONARÁ NA JUSTIÇA A LEI DA MORDAÇA

CARDS SIMPA - 45

A educação para a democracia só é possível com a democracia nas escolas.

Nessa quarta-feira (5/2) o PL da Mordaça deverá ser promulgado pela Câmara de Vereadores, diante do silêncio do prefeito, Sebastião Melo, que não vetou nem sancionou o projeto de lei. A Lei da Mordaça será questionada judicialmente pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), mediante ação direta de inconstitucionalidade. A flagrante inconstitucionalidade da referida lei se verifica na ofensa direta à liberdade de cátedra, ao pretender implementar censura prévia sobre temas sensíveis e necessários ao debate público, como reiteradamente vêm decidindo os Tribunais no país.

O Simpa luta contra a medida desde que o PL foi apresentado, pelo então vereador Valter Nagelstein, e também quando foi desarquivado, em julho de 2024, a pedido da vereadora Fernanda Barth (PL). Em 2019, o Sindicato conquistou a anulação da votação do mesmo projeto, de autoria do ex-vereador Valter Nagelstein, intitulado “Escola Sem Partido”.

Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir❗

#VamosResistir #SomosPortoAlegre #SimpaSindicato

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias