Simpa lança campanha MELO NÃO PRIVATIZE O DMAE

Outdoor campanha DMAE

Começou no dia 21/01 a campanha publicitária do Simpa, nas ruas e nas redes sociais, em defesa do Dmae público. Ao todo, o sindicato instalou 30 outdoors em alguns dos principais pontos de Porto Alegre com as frases “Água privada custa caro e só chega onde dá lucro” e “Água de qualidade e acessível a todos, só com o Dmae público”. Em ambos, um pedido dirigido ao prefeito: “Melo, não privatize o Dmae”. Peças em formato digital também serão disponibilizadas nas redes sociais do Simpa a fim de atingir o maior número possível de pessoas.

O objetivo da campanha é chamar a atenção e mobilizar a sociedade contra a continuidade do processo de privatização do órgão, ideia e ação que permeou toda a administração do ex-prefeito Marchezan.

Ao mesmo tempo, o Simpa mostra que a manutenção do Dmae público é essencial para garantir serviço de qualidade a preço justo e acessível a toda a população, o que não acontece sob a gestão privada.

A campanha é mais um passo na luta do sindicato para mostrar que, uma vez tendo sido entregues para o setor privado, os serviços de água e esgoto da cidade serão prestados sob a lógica do lucro e não das necessidades públicas, o que levará ao encarecimento das tarifas e à piora no atendimento. Diversas cidades do mundo já reverteram processos de privatização justamente porque os serviços ficaram mais caros e a qualidade ficou aquém do desejado.

Ação junto ao MPC

Em 18 de dezembro, ainda na gestão Marchezan, a Prefeitura de Porto Alegre abriu consulta pública para a privatização dos serviços de água e esgotamento sanitário, com prazo de encerramento em 29 de janeiro. No final de dezembro, em reação à iniciativa da Prefeitura, o Simpa protocolou representação junto ao Ministério Público de Contas (MPC) pedindo a suspensão do processo.

Na sequência, o MPC apresentou, junto ao Tribunal de Contas do Estado, documento oficial (Promoção MPC 864/2020) pedindo medida cautelar para prorrogação da consulta pública e pelo não pagamento de consultoria sobre concessão Dmae.

Peças digitais:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também:

SIMPA participa de audiência no MPC sobre privatização-concessão do DMAE
– Ministério Público de Contas requer prorrogação da consulta pública de concessão do Dmae e não pagamento de consultoria ao BNDES

Mais notícias