O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e o Cores Saúde entregaram ofício à Diretoria da Vigilância em Saúde (DVS) sobre as condições de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) frente às altas temperaturas em Porto Alegre, durante reunião. O documento entregue no final da manhã de sexta-feira (31/1) apresenta formalmente a posição da categoria em relação ao tema, a partir de planária realizada com estes profissionais, no dia 29/1, no Simpa.
O ofício propõe que a DVS formule um memorando com orientações à dinâmica de trabalho dos ACEs no período de altas temperaturas no município, conforme deliberação – por unanimidade – na plenária da categoria do dia 29/1.
Abaixo os principais pontos:
1) A categoria concorda com a medida de saída imediata de campo, quando os termômetros marcarem 30º C ou mais de temperatura.
2) Após a saída de campo, quando a temperatura chegar aos 30º C, os ACEs darão prioridade ao lançamento e à digitação de suas produções, sem a necessidade de acessar as Unidades de Saúde, pois não há espaços/salas e nem equipamentos para este fim, realidade enfrentada também pelos Agentes Comunitários de Saúde lotados nestes mesmos locais de trabalho.
3) As equipes, em conjunto com seus facilitadores, devem cumprir suas atividades diárias (visitas de campo e digitação de produção) dentro da jornada de oito horas diárias (das 8h às 17h).
Em relação aos pontos 1 e 3, a DVS concordou com a proposta da categoria. Já em relação ao ponto 2, a DVS ficou de fazer uma contraproposta, pois concorda que faltam espaços físicos e equipamentos nas Unidades de Saúde para que os ACEs façam o lançamento de suas produções diárias.
O Simpa e o Cores Saúde convocam todos os ACEs para nova plenária, na terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 17h30min, no Simpa.
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir❗
CONFIRA ABAIXO O OFÍCIO:
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir❗
#VamosResistir
#SomosPortoAlegre
#SimpaSindicato
Mais notícias
Não há eventos futuros