Simpa e Conselhos Escolares lutam em defesa da gestão democrática e da autonomia das escolas

A direção do Simpa está mobilizada junto com as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre desde o final da tarde do dia 20 de dezembro, quando o secretário de Educação, Adriano Naves Brito, encaminhou ofício, impondo de forma repentina período de recesso escolar do dia 23/12 até 03/01.

 

Acompanhe as ações realizadas nesses últimos dias:

 

 

21/12, sábado

 

>> Atendendo ao chamado do Simpa, representantes de mais de 50 escolas participaram da Plenária da Educação. Foi deliberado:

 

– Reuniões dos Conselhos e Comunidades Escolares, para a defesa do calendário escolar aprovado pelos Conselhos e homologado pela Smed.

– Dar ciência do ofício do Secretário e avaliar os prejuízos que serão causados, com atas dessas reuniões protocoladas no processo SEI do Calendário Escolar 2019 e envio de cópia para o Simpa;

– Campanha de denúncia nas redes sociais e entrega de carta aberta às comunidades;

– Consulta ao Conselho Municipal de Educação;

– Reunião com Ministério Público de Contas (MPC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para solicitar medida cautelar de suspensão dos efeitos do ofício do recesso escolar.

 

23/12, segunda-feira

 

>> Ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado, durante a agenda citada acima, na manhã do dia 23/12.

 

>> Também na manhã do dia 23/12, o Simpa se reuniu com o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo Costa da Camino e, em seguida, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Estilac Xavier. Na ocasião, foi entregue nota técnica do Sindicato para subsidiar os órgãos de controle.

 

>> Na noite do dia 23/12, foi realizada nova plenária com a participação de representações de comunidades de mais de 35 escolas, quando foi dado o relato da situação e prejuízo ao funcionamento das escolas e a apresentação de ofício do Conselho Municipal de Educação, representado pela conselheira Isabel Letícia de Medeiros, em resposta à consulta do Simpa.

 

>> Na mesma reunião, foi dada a informação de que o MPC formalizou, via ofício à Smed, sua preocupação com a situação dos alunos da RME, que ficariam sem aula e sem alimentação de uma hora para outra, além dos prejuízos causados ao ano letivo. O procurador também disse ter procurado o prefeito para expor a preocupação do MPC.

 

>> Foram entregues os documentos solicitados pelo Simpa, incluindo as atas das reuniões realizadas nas escolas e as procurações dos conselhos escolares, para incluir no processo que o Sindicato levará à Justiça.

 

>> O Simpa apresentou a proposta e a plenária concordou com a apresentação de ação judicial para garantir a execução do calendário escolar e assegurar a suspensão da posse simbólica das direções eleitas.

 

>> O Simpa também entregou cartazes, cópias da carta aberta para distribuição nas comunidades e informou da veiculação de apedido na edição do dia 24 do jornal Correio do Povo, defendendo o calendário escolar contra o recesso imposto repentinamente pela Smed.

 

24/12, terça-feira

 

>> Na véspera do Natal, o Simpa esteve de plantão, recebendo documentos e orientando as escolas. À tarde, o escritório jurídico deu entrada ao pedido de suspensão dos efeitos do ato da Smed, no Tribunal de Justiça do RS.

 

26/12, quinta-feira

 

>> O juiz de plantão que recebeu a solicitação feita no dia 24/12 e remeteu ao juiz titular do recesso forense, no dia 26/12, devido à complexidade do conteúdo da ação, com previsão de despacho ainda nesta quinta-feira.

 

>> A assessoria jurídica do Simpa está de plantão para acompanhar a deliberação da Justiça e informar a categoria.

 

Leia abaixo tudo o que já foi publicado sobre as ações do Simpa:

 

Simpa recorrerá à Justiça contra desrespeito da Smed ao calendário escolar

Simpa recorre ao MPC contra recesso repentino imposto pela Smed

Simpa reúne representantes escolares e define ações contra calendário imposto pela Smed

 

Ofício do CME em resposta ao Simpa:

Mais notícias

SIMPA CORES-DMAE NA BASE

Nesta quinta feira 28/03, o SIMPA CORES-DMAE se reuniu com…

ATENÇÃO COLEGAS DA SAÚDE:

O Simpa, ASHPS e ASSERPV alertam e orientam a categoria…

SIMPA E ASHPS FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO HPS E OBTÉM APOIO DA POPULAÇÃO

Servidoras e servidores da Prefeitura de Porto Alegre realizaram manifestação,…