Representantes das direções do Simpa, da Atempa e do Cores Educação estiveram na sede da Smed, na tarde desta segunda-feira (26), para entregar à secretária municipal de Educação, Janaína Audino, o documento “Avaliação das condições estruturais e organizacionais para retorno às aulas presenciais durante a pandemia de covid-19” — produzido por médicos do trabalho e especialistas em Saúde Ocupacional após visitas às escolas da RME — e o “Manifesto das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação”, assinado pelas entidades.
Após duas horas de espera no saguão do prédio, a secretária aceitou receber apenas um representante do movimento. A diretora do Simpa, Luciane Pereira, foi quem se reuniu com a gestora para entregar os documentos em mãos. Na oportunidade, Luciane reforçou a reivindicação para que o Município amplie e priorize a vacinação contra a covid-19 e promova as melhorias físicas e sanitárias nas escolas, implementando o COE em cada unidade e criando condições de ensino remoto.
A diretora do Simpa também solicitou uma agenda da secretária com o sindicato e a Atempa, com mais tempo para o diálogo, sugestão que foi acatada. A reunião será realizada nesta terça-feira (27), às 14h, de forma online.
Será uma reunião emblemática, principalmente para a avaliação da decisão do TJ-RS, a ser tomada em julgamento na noite desta segunda-feira, sobre a ação movida pela Associação de Mães e Pais pela Democracia e CPERS Sindicato que impediu o retorno presencial enquanto houver bandeira preta no estado. Dependendo da decisão da Justiça, as ações propostas pelo Simpa devem ter o mesmo julgamento.
Além disso, a reunião antecede a assembleia geral da categoria municipária que acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h, on-line pelo Zoom, cujo objetivo é organizar a mobilização contra o retorno presencial das aulas e em defesa da vacinação.
Veja abaixo ofício encaminhado à Smed:
Tags: covid19, Educação
Mais notícias
Não há eventos futuros