SIMPA E AAFIM DEFENDEM VIGILÂNCIA EM SAÚDE EM IDA À CÂMARA MUNICIPAL

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (9)
O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a Associação dos Agentes de Fiscalização Municipal de Porto Alegre (AAFIM) acompanharam na tarde desta quarta-feira (27/08) a sessão plenária da Câmara que teve a participação do Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter. O secretário foi convidado para prestar esclarecimentos sobre os episódios recentes envolvendo o trabalho de fiscalização da vigilância sanitária que repercutiram na imprensa.
 
O diretor geral do Simpa, João Ezequel, o presidente da AAFIM, Juarez José da Silvia e o diretor da AAFIM, Mauro de Paula, conversaram com vários vereadores sobre os ataques infundados aos servidores/as e à instituição de Vigilância em Saúde. As entidades reforçaram que as ações dos agentes fiscais, nos estabelecimentos visitados, foram totalmente de acordo com a legislação sanitária vigente, onde foram constatadas a existência de alimentos impróprios para consumo e um ambiente sanitariamente inadequado. Simpa e AAFIM destacaram ainda que tanto os servidores/as como a própria Vigilância em Saúde estão sendo vítimas de um evidente ataque que beira um negacionismo extremista.
 
O sindicato e a associação são intransigentes na defesa dos servidores/as que atuaram nas fiscalizações, profissionais que fazem o serviço essencial da vigilância sanitária, mantendo a prática educativa e preventiva, para cuidar da saúde da população de nossa cidade. O fato expõe o que há muito tempo se tem conhecimento: os negacionistas querem extinguir o serviço de vigilância em saúde, como um todo, colocando a preocupação com os interesses dos empresários à frente da saúde da população.
 
O governo Melo tem intensificado o desmonte dos serviços públicos, entre eles o da Vigilância em Saúde, que vem sofrendo pela falta crônica de servidores/as, não convocação dos aprovados/as em concursos vigentes e ainda a não realização de concurso para o cargo de Agente de Fiscalização. A Vigilância em Saúde nos dias atuais realiza a fiscalização somente a partir de denúncias e surtos, pois não tem servidores/as suficientes para realizar as fiscalizações periódicas e de rotina.
 
Os vereadores/as Alexandre Bublitz (PT), Erick Dênil (PCdoB), Giovani Culau (PCdoB), Jonas Reis (PT), Natasha Ferreira (PT), Pedro Ruas (PSOL) e Roberto Robaina (PSOL) utilizaram a tribuna da Câmara e foram enfáticos na defesa da Vigilância em Saúde e da atuação dos servidores/as.
 
Novamente as entidades se colocam na defesa do serviço público, da categoria municipária e da população porto-alegrense. Somos municipários/as, somos Porto Alegre e vamos resistir! Saúde Não é Mercadoria! Defenda o SUS!
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre, vigilância, vigilância em saúde, vigilância sanitária

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA