Simpa divulga nota da AGMPA

WhatsApp Image 2024-03-27 at 6.44.14 PM
Respeitosamente gostaríamos de colocar nosso ponto de vista a respeito dos comentários emitidos pelo jornalista Rodrigo Lopes durante o programa JA desta terça feira, 26 de março, na RBS TV, referindo-se aos Guardas Municipais como desrespeitosos, mal educados e antidemocráticos, por ocasião de um protesto realizado contra o prefeito Melo na Câmara de Vereadores.
 
Tal solicitação é fundamentada nos princípios éticos do bom jornalismo que prezam pela busca da veracidade dos fatos e precisão das informações.
 
Sendo assim temos o seguinte a relatar;
 
1-Em nenhum momento o prefeito foi impedido de falar e/ou, se pronunciar.
2-Em nenhum momento, sua honra pessoal foi atacada.
3-O que ocorreu foi uma simples, mas forte manifestação de desagravo em relação às políticas de valorização da classe dispensadas pelo prefeito.
 
Citamos algumas delas;
 
-Um Plano de Carreira construído de forma unilateral pelo governo sem a participação das entidades representativas que nos causaria severas perdas e segregação funcional.
 
-As perdas e encargos da reforma da previdência aprovada no início do seu governo e a falta de reajustes que recuperem perdas da inflação.
 
IMPORTANTE salientar que há mais de 2 meses estamos nos manifestando ordeiramente todas as segundas feiras na casa do povo contra o projeto de plano de carreira do governo, pedindo sua retirada e a abertura de um dialogo mais abrangente e aprofundado, coisa que o governo nunca o fez. DESSA FORMA, queremos evidenciar que o encontro com o alcaide não foi proposital e/ou premeditado.
 
Não iremos entrar no mérito dessa discussão agora porque não é este o motivo dessa nota.. Porém, nos colocamos a disposição para esclarecimentos. Queremos sim, esclarecer os fatos mencionados pelo jornalista em questão, relatando que a figura do prefeito naquela tarde, foi vaiado em 2 momentos;
 
1-Na entrada dele ao plenário a categoria externou toda sua indignação de forma democrática pela falta de diálogo e pelo desapontamento em saber que o plano de carreira que ele defende, não respeitou os mais veteranos e nem os aposentados por paridade que construíram a história da corporação mais antiga do Brasil.
 
2-Logo em seguida (pode ser comprovado pelas imagens da TV Câmara), as vaias se extinguiram e nosso pessoal passou a ouvir atentamente a sua explanação sobre o programa “Prometas”.
 
OCORREU QUE, poucos minutos depois de iniciado sua explanação, o prefeito fugiu do tema principal e começou a discorrer sobre o plano de carreira. Momento em que começou a segunda vaia, visto que, o pessoal se indignou com a sua fala.
 
O FATO é que o prefeito parou de falar do Prometas e partiu para argumentações favoráveis ao projeto de plano de carreira dizendo que ele sempre primou pelo diálogo e que ninguém sofreria perdas. Duas inverdades já comprovadas pela nossa assessoria jurídica e todas as entidades que presenciaram as tentativas de negociação.
 
A interrupção, aproveitando que todos prestavam atenção, foi uma CLARA tentativa de sensibilizar a imprensa presente e os vereadores que já haviam se posicionado contra o projeto. Os colegas presentes percebendo a manobra iniciaram novo protesto. Momento em que ele se retirou alegando na ter clima para falar.
 
Pois bem, salientamos mais uma vez, que a decisão do prefeito de abandonar a sessão foi de responsabilidade direta dele. Quem criou o clima desfavorável, foi ele, no momento em que abandonou o tema proposto.
 
Diante desses fatos, pede-se que seja veiculada esta nota para uma melhor compreensão da população a respeito dos fatos elencados e deixar claro que a livre manifestação, seja ela com aplausos ou vaias, são direitos constitucionais sagrados de todos. Principalmente quando estes estão dentro da casa do povo. Não sabe brincar, não desce ao play prefeito. Ou ele tem a pretensão de achar que todos devem aceitar calados tudo o que partir de sua caneta?
 
AGMPA
Associação dos Guardas Municipais de Porto Alegre.
Tags: AGMPA, Guarda Municipal, guardas, melo, municipários, poa, Porto alegre, Servidores, simpa, simpa sindicato

Mais notícias