Simpa defende lockdown imediato em Porto Alegre

lockdowns-simpa

O Brasil, em especial o estado do RS, vive um colapso diante da pandemia de Covid-19. O crescimento das mortes, somado à superlotação nas UTIs e à falta de respostas em relação à garantia de um plano de vacinação, leva o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), entidade que representa e defende milhares de servidores e servidoras da linha de frente do Município, a exigir: lockdown imediatamente!

Para a direção do sindicato, a única forma de conter a propagação do vírus, neste que é o pior momento da pandemia desde o seu início, é restringir a mobilidade social já que o governo federal está negligenciando a vacina para a população.

A situação é grave. Enquanto o mundo inteiro tem um recuo de 6% nas mortes por Covid, no Brasil houve um aumento de 11% dos vitimados, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente do Brasil só ajuda a piorar. Jair Bolsonaro afirmou que os jornalistas estão criando pânico sobre a doença e que a população já foi vacinada e não enfrenta perigo. No entanto, os dados publicados nos veículos de imprensa afirmam que apenas 3,36% da população foi imunizada, até o presente momento.

E a situação vem se agravando. Na sexta, dia 26/2, todo o RS foi classificado com Bandeira Preta, ou seja, o patamar mais alto de risco para o coronavírus. Ainda assim, o governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo não adotaram medidas efetivas para a contenção da pandemia.

Saúde na emergência

Tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto os hospitais privados de Porto Alegre estão operando em superlotação há dias. A falta de macas e de leitos está fazendo pacientes serem reanimados no chão; pessoas estão morrendo em cadeiras. O Hospital Moinhos de Vento anunciou, na terça-feira (2/3), que foi preciso alugar contêineres para alocar os mortos por Covid.

O cenário é este: fila de espera para entrada na UTI, emergências lotadas, carência de insumos e falta de profissionais de saúde, além da fragilização do SUS e ausência de política eficaz de enfrentamento da situação.

Lockdown

A única alternativa para Porto Alegre é entrar em lockdown, imediatamente. Os municípios vinculados à Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) já decidiram, na manhã desta quarta-feira (03/03), decretar lockdown no Litoral Norte no próximo final de semana. São Paulo, que está em bandeira vermelha, também já anunciou que vai fechar o comércio, restaurantes e academias, a partir de sábado (6/3).

#LockdownAgora #Simpa #Vacinajá

Mais notícias

AGENDA

abr
13
ter
19:00 REUNIÃO DO CORES FASC @ON-LINE PELO GOOGLE MEET
REUNIÃO DO CORES FASC @ON-LINE PELO GOOGLE MEET
abr 13@19:00
REUNIÃO DO CORES FASC @ ON-LINE PELO GOOGLE MEET
CORES FASC 13/4, às 19h, on-line pelo Google Meet Link de acesso será divulgado nos grupos de WhatSapp. PAUTA: Vacinação Informes e relatos (cestas básicas)

SIMPA TV

AÇÕES JURÍDICAS

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

COMBATE AO ASSÉDIO