Simpa conquista audiência pública e tramitação do PLCE 02 está suspensa

 

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores foi notificada, na manhã dessa quinta-feira (28/2), da liminar do Tribunal de Justiça do RS, conquistada pelo Simpa em ação contra a tramitação do Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE 02/2019) sem a realização de uma audiência pública. A direção do Sindicato participou de reunião com a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), que informou a disposição de cancelar a ordem do dia da sessão extraordinária convocada para a deliberação do projeto, prevista para hoje à tarde, acatando, assim, a decisão judicial.

 

A audiência pública foi marcada para o próximo dia 21 de março. Na agenda com a presidente, o Simpa reforçou a necessidade de garantir a participação da categoria, sem restrição de acesso. Foi firmado o compromisso de exame do pedido a ser encaminhado por ofício à Mesa Diretora.

 

Em vigília em frente aos portões de acesso à Câmara, desde o início da manhã, os municipários em greve permaneceram no local durante a tarde, mesmo com o compromisso da Mesa Diretora. A sessão foi iniciada e logo depois encerrada por falta de quórum.

 

Uma assembleia geral será realizada às 15h em frente à Câmara para avaliar as ações de mobilização e a greve deflagrada.

 

Audiência

 

O PLCE 02 foi encaminhado pelo prefeito, em regime de urgência, sem nenhum processo de discussão com o Simpa e os municipários. Orecurso possível foi pedir à Mesa Diretora a realização de audiência pública, solicitação acatada pela presidente Mônica Leal. A reunião das Comissões Conjuntas, após manobras dos vereadores da base do governo, desconsiderou o impeditivo e aprovou o projeto para votação nessa quinta-feira.

 

O que representa o PLCE 02

 

O Projeto de Lei Complementar (PLCE 002/2019), uma nova versão do PL 08/18 derrotado no ano passado depois de muita luta dos municipários e que pretendia acabar com a carreira dos servidores.  A nova versão do projeto extingue a progressividade do percentual dos regimes; altera os avanços de 5% a cada três anos para 3% a cada cinco anos; extingue o adicional por tempo de serviço e altera as Funções Gratificadas (FGs). Além disso, o projeto prevê que os reajustes incidirão sobre o valor do salário básico, e não sobre os adicionais, o que achata ainda mais os vencimentos de servidoras e servidores do Município, que já não recebem a reposição da inflação há dois anos.

Mais notícias

SIMPA ENTREGA ESTUDO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE PARA MINISTRO GUILHERME BOULOS, DURANTE ATIVIDADE EM PORTO ALEGRE

Diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participaram…

PANFLETAGEM NO LARGO ZUMBI REFORÇA LUTA PELA REPOSIÇÃO SALARIAL E DEFESA DO DMAE PÚBLICO

Na última terça-feira (16/06), municipários e municipárias realizaram uma panfletagem…

RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO DE MUNICIPÁRI@S

⏰ O tempo está acabando! Servidores ativos do Executivo, aposentados…

TV SIMPA