O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e o Cores Saúde participaram de reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na tarde desta terça-feira (15/4), no edifício Intendente José Montaury, na Rua Siqueira Campos, no centro de Porto Alegre. Marcado por iniciativa do vereador Roberto Robaina (PSOL), o encontro com o secretário de Administração e Patrimônio, Cassiá Carpes, teve como objetivo acompanhar o projeto elaborado para atender as necessidades de pessoal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Porém, de acordo com Cassiá Carpes, o projeto para nomeações dos 284 concursados na área da saúde não chegou na Smap. A reunião também tratou de temas relacionados à transformação dos cargos de auxiliar de enfermagem em técnicos de enfermagem e das reivindicações dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), por Incentivo Financeiro Adicional (IFA) e plano de carreira.
GRUPO DE TRABALHO DA SAÚDE
Em relação aos ACSs e ACEs, o diretor geral do Simpa João Ezequiel enfatizou que o governo se comprometeu, ao final da greve, de encaminhar um Grupo de Trabalho específico dos temas da saúde, para tratar entre eles do IFA e do plano de carreira dos agentes. Integrante do Cores Saúde, Israel Santos ressaltou que o Governo Federal repassa verbas ao Município e que basta vontade política por parte da atual gestão para atender as reivindicações destes profissionais.
MELO NÃO CUMPRE A LEI E PREJUDICA AINDA MAIS A SAÚDE EM PORTO ALEGRE
Ao fazer questionamentos em relação às contratações emergenciais de 20 técnicos de enfermagem e nove enfermeiros para atuarem no Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul (PACS), o representante do Core Saúde, Marco Brignol, apresentou todo percurso da tramitação do Projeto de Lei que foi aprovado pela Câmara Municipal há mais de seis meses e que até o momento não foi cumprido, o que vem prejudicando ainda mais o atendimento da população.
O diretor geral do Simpa João Ezequiel foi enfático no alerta que fez ao secretário da Smap sobre os riscos da saúde de Porto Alegre entrar em colapso. O vereador Roberto Robaina questionou o secretário Cassiá sobre a lentidão do governo Melo em relação às necessidades da Saúde de Porto Alegre, seja pela inércia para colocar o PL em votação na Câmara, o que viabiliza a nomeação de 284 novos profissionais da área, seja pela morosidade em atender demandas pontuais, como a transformação dos cargos de auxiliares em técnicos de saúde.
Em relação às contratações emergenciais do PACS, a situação é ainda mais grave, porque o governo não cumpre a lei aprovada pelo Legislativo, o que colabora para a situação caótica da Saúde em Porto Alegre.
No final da reunião, o vereador Roberto Robaina (PSOL) pontuou que já reuniu com a SMS, agora com a Smap e que o próximo passo será agendar nova reunião, desta vez com o chefe de Governo André Coronel, sempre com a participação do Simpa e do Cores Saúde.
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias
Não há eventos futuros