Após 128 dias com as portas fechadas ao público, em função das enchentes, o Centro de Saúde Santa Marta retomou parcialmente suas atividades na manhã desta segunda-feira (9/9). O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve no prédio, na rua Capitão Montanha, número 27, no Centro Histórico, para verificar as condições de trabalho e de atendimento aos usuários do C. S. Santa Marta. O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, estava no local, no momento da visita, e conversou com o diretor João Ezequiel, respondendo alguns dos questionamentos levantados por servidores do C. S. Santa Marta.
Os profissionais que trabalham no C. S. Santa Marta afirmam que o fato dos elevadores continuarem em manutenção traz problemas, tanto para pacientes quanto para servidores. Na tentativa de minimizar os impactos causados pela falta dos elevadores, a gestão decidiu atender pacientes com mobilidade prejudicada no 1º andar e no térreo.
No entanto, os servidores ressaltam que não basta apenas o médico descer para realizar o atendimento destes pacientes, na maioria das vezes é necessário o envolvimento de outros profissionais da equipe. Após a consulta médica, por exemplo, a enfermagem segue com o atendimento, com procedimentos e orientações aos pacientes. Enquanto a direção do Sindicato fiscalizava, passou um pai carregando o carrinho escada acima para vacinar o bebê no 4° andar.
Além dos elevadores, o serviço de Raio X do C. S. Santa Marta também não está funcionando e a gestão não informou os motivos. De acordo com os trabalhadores, 70% dos serviços foram reativados. No início da tarde, o movimento ainda estava abaixo do normal e, mesmo assim, as escadas ficaram obstruídas, em função do fluxo de pessoas subindo e descendo.
Mesmo após a reforma, os servidores apontaram a existência de infiltrações, com acúmulo de água no piso e rachaduras nas paredes. Na parte de dentro do prédio do C. S. Santa Marta é possível verificar a deterioração das paredes externas, rachaduras, infiltrações e acúmulo de lixo no local, que é uma espécie de posto de luz.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, prevê que os dois elevadores voltem a funcionar em um mês e que todas as reformas do C. S. Santa Marta sejam concluídas até o final do ano. O Simpa está acompanhando a reabertura dos serviços para que ocorram de forma segura e adequada à população e sem prejuízo ao trabalho dos profissionais.
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre
Mais notícias
Não há eventos futuros