Reunião entre prefeito, secretário e vereadores tratará dos plantões 12h x 36h

Está prevista para a próxima quarta-feira, 11/09, reunião entre o prefeito, o secretário municipal de Saúde e os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal para tratar do decreto que estabelece os plantões 12h x 36h. A reunião é resultado de pedido de informação encaminhado à prefeitura pela Cosmam após sessão pública da Comissão ocorrida no dia 03/09, da qual o Simpa participou expondo os problemas acarretados pela determinação da SMS. O Sindicato está acompanhando todos os desdobramentos destas ações institucionais a fim de informar a categoria e incidir sobre a questão em defesa dos direitos dos trabalhadores.

 

O pedido de informação enviado pela Cosmam (veja abaixo), que estará em pauta na reunião, pede esclarecimentos sobre a fundamentação técnica do Decreto 20.291, de julho de 2019, “em contraposição aos argumentos expressos pelos servidores” à Comissão. Também sugere que seja criado um grupo de trabalho envolvendo entidades e representantes da categoria e pede “a imediata suspensão da aplicação do referido decreto até que se esgotem os debates e haja um consenso entre os servidores e o Executivo e o tema seja avaliado pela Procuradoria Geral do Município”.

 

No documento, a Cosmam ainda aponta que “tais medidas se justificam pela forma como está sendo implementado o dispositivo legal, seu desacordo em relação à legislação superior e o descontentamento de praticamente toda a classe envolvida na mudança, sob o argumento de que será impossível o atendimento da população nos termos do decreto, afetando todo o complexo de urgência e emergência da rede pública municipal da capital e sem que haja grande perda de garantias individuais e trabalhistas, o que desde já preocupa pelo passivo de processos laborais que este fato pode gerar”.

 

(Nova data da reunião atualizada em 09/09)

 

Saiba mais sobre o assunto:

 

Cosmam pedirá informações e suspensão do Decreto das 12×36 horas

 

Simpa reuniu com o governo para tratar do regime de plantão de 12h x 36h

 

Plantões 12 x 36 e assédio moral pautam reuniões de servidores da saúde

 

Jurídico do Simpa analisa prejuízos das normativas no regime de plantão 12hx36h

 

Encaminhamento Plantões Cosmam

Mais notícias

SIMPA E ASHPS FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO HPS E OBTÉM APOIO DA POPULAÇÃO

Servidoras e servidores da Prefeitura de Porto Alegre realizaram manifestação,…

MANIFESTO CONTRA A TRANSFOBIA

O Brasil continua sendo o país que mais mata transexuais…

Simpa divulga nota da AGMPA

Respeitosamente gostaríamos de colocar nosso ponto de vista a respeito…