Reunião do Cores Simpa dá início à data-base 2021

slider 2021 45

A reunião geral do Conselho de Representantes do Simpa (Cores Simpa), realizada na noite dessa quinta-feira (29/4), abriu o processo de preparação da data-base 2021 da categoria municipária.

 

Foi estabelecido um calendário para a realização das reuniões dos Cores de cada secretaria, até o dia 17 de maio. Estes encontros, orientados para serem realizados de forma on-line, servirão para o levantamento das reivindicações de cada setor de trabalho.  No dia 17 de maio está prevista a realização de uma assembleia dos Cores, para encaminhamento das pautas específicas que formarão a pauta de luta da data-base.

 

A atividade contou com a participação da economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Anelise Manganelli, que apresentou uma projeção das perdas salariais acumuladas no período de maio de 2016 a maio de 2021, estimadas em 22,88%. Há cinco anos o Município não cumpre com a revisão geral anual das remunerações.

 

Anelise também fez uma análise da conjuntura econômica utilizando dados da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e ressaltou o impacto das legislações do governo federal que atacam dos trabalhadores em geral e do serviço público, como a PEC do teto de gastos, a Lei 173 e, agora, a Reforma Administrativa, sugerindo a importância deste debate na data-base.

 

Outro importante diagnóstico do Dieese com o panorama das negociações no setor público, apresentando os percentuais de reajustes salariais concedidos aos servidores municipais de cidades do Rio Grande do Sul e do País.

 

Nos relatos dos Cores, teve ênfase a defesa da vacinação para todos e também pela inclusão das trabalhadoras e trabalhadores dos serviços essenciais e da educação na lista de prioridades. A luta contra o desmonte do serviço público, as privatizações e terceirizações, bem como pela defesa da nomeação dos concursados também foram pontos de unidade entre todos os Cores. Na educação teve destaque a mobilização e o estado de greve pelo não retorno das aulas presenciais.

 

 

DIEESE Encontro CORES Simpa DATABASE

Mais notícias

COMBATE AO ASSÉDIO