Reunião do CORES FASC traz denúncias de assédio moral e falta de condições de trabalho

WhatsApp Image 2024-05-21 at 20.29.33

A reunião on-line do CORES FASC, realizada na noite desta terça-feira (21/5), contou com a participação expressiva de 48 trabalhadoras e trabalhadores da assistência social, que fizeram relatos de situações de assédio moral, sobrecarga e falta de condições de trabalho. Também foi discutida a proposta do governo, de contratar emergencialmente 128 trabalhadores, ao custo de R$ 10 milhões, assistentes sociais e psicólogos por meio de parceria com OSC (organização da sociedade civil) ao invés de chamar as/os aprovadas/os dos concursos. Junto a este último ponto, também foi criticada a decisão do governo Melo de não renovar o concurso dos psicólogos.

PROBLEMAS RELATADOS:
>> Foi relatado que a condução das ações técnicas (área fim) pela direção administrativa acontece sem comunicação com as/os trabalhadoras/es e sem informações que orientem adequadamente a atuação nos abrigos e nos serviços já existentes.

>> A Instrução Normativa que convoca das férias e afastamentos e proíbe novos períodos por 90 dias não resolve nosso problema e agrava o impacto na saúde mental das/os trabalhadoras/es já extremamente sobrecarregados.
>> Falta de limpeza e salubridade nos espaços de trabalho.

>> Presidente da FASC, Cristiano Roratto e as direções se mudaram para a sede da SMAMUS, e estão assediando as/os trabalhadoras/es para que permaneçam na sede da Fasc, que foi alagada.

>> Sucateamento da FASC, resultado de anos de sucateamento e precarização dos serviços que só agravou o impacto da calamidade para a população.

ENCAMINHAMENTOS
>> Construção de Manifesto das Trabalhadoras e Trabalhadores da Assistência Social, denunciando a falta de condições de trabalho e falta de recursos humanos, para ser protocolado como denúncia no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e demais órgãos pertinentes.

>> Reuniões, ainda essa semana, com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), para comunicação das irregularidades e pedido de providências.

>> Construção de material para divulgação nas redes sociais do SIMPA.

>> Construção de artigo junto à ASTEC;

>> Contato com mídias alternativas para construção de matérias com essas denúncias.

#CoresFasc #SimpaSindicato

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Artigos, Assistência Social, Cores Fasc, EnchentePOA, FASC, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias