Reunião com Prefeitura aborda problemas enfrentados pelo PACS

saude01

Nesta sexta-feira, 26, o Simpa se reuniu com o chefe de gabinete do prefeito Melo, André Coronel, acompanhado de representantes do Cores Saúde, Conselho Municipal de Saúde (CMS), Conselho Distrital de Saúde, Conselho do OP, da comunidade da grande Cruzeiro, além do vereador Jonas Reis (PT).

Na reunião, os participantes reivindicaram a resolução dos problemas enfrentados pelo Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) e agravados na pandemia. Entre eles o fato de haver mais de 20 funcionários contaminados e duas mortes recentes — uma delas comprovadamente pela Covid-19 —; a falta de servidores — técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos — para atender a população e também os pacientes acometidos pela Covid que procuram o PACS e a falta até mesmo de lençóis.

Tais questões relacionam-se também a outro ponto levantado durante a reunião: a ausência de um diretor-geral há um ano e meio e o fato de ainda não ter sido dada a posse ao diretor recém-eleito, o enfermeiro Armando Teixeira.

A eleição, no dia 5/3, foi realizada após acordo com o secretário de Saúde, Mauro Sparta, que concordou que os trabalhadores escolhessem o seu diretor-geral. O processo eleitoral foi feito eletronicamente, de maneira transparente e democrática, acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde do começo ao fim e legitimado pela própria SMS, pelo CMS e pelo Conselho Distrital. Ao final, o resultado foi oficialmente entregue ao secretário.

Conforme informado pelo chefe de gabinete do prefeito, a situação da nomeação do novo diretor-geral do PACS será resolvida ainda nesta sexta-feira, 26. O Simpa seguirá acompanhando os desdobramentos do assuntos levados à prefeitura, cobrando a resolução dos problemas.

 

Leia também: 

Conquista histórica: servidores elegem a direção geral do PACS

Resultado da eleição para diretor geral do PACS é oficializado na SMS 

Tags: covid19, PACS, Saúde

Mais notícias