Reunião com MPT define que terceirizados da Lyon na Fasc receberão salário de maio até o dia 17/6

O Simpa participou, nesta quinta-feira (9), de reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), em apoio à luta pelo pagamento dos salários dos terceirizados da empresa Lyon, que trabalham na Fasc.

 

Além do Simpa, estiveram presentes representantes da Fasc, da Lyon, do Seeac-RS (Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e de Serviços Terceirizados em Asseio e Conservação do RS) – que representa esses trabalhadores –, e o vereador Jonas Reis (PT).  Da parte do MPT-RS, a reunião foi dirigida pelo procurador Rogério Fleischmann.

 

Durante a audiência, ficou acertado que a Fasc irá repassar os valores correspondentes aos salários de maio de 2022 ao Seeac-RS, que ficará responsável por depositá-los diretamente nas contas dos trabalhadores. De acordo com a Fasc, repasses deste tipo dependem da liberação dos recursos por parte da Secretaria Municipal da Fazenda, de maneira que o pagamento efetivo aos trabalhadores, correspondente aos salários de maio, deverá ocorrer até o dia 17 de junho.

 

Ao longo das negociações, os sindicatos reivindicaram, com o aval do procurador, que o pagamento fosse feito diretamente aos trabalhadores, sem necessidade de passar primeiro pelo Seeac-RS, o que foi recusado de maneira intransigente pela Fasc. Uma nova audiência ficou marcada para o dia 30 de junho, às 14h, para tratar de encaminhamentos relativos às verbas rescisórias.

 

As trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da Lyon que atuam na Fasc podem obter mais informações entrando diretamente em contato com o Seeac-RS pelos telefones 3013-5058 e 3013-4722.

 

Terceirizados da saúde

 

Durante a audiência, o Simpa ainda solicitou nova reunião para tratar da situação dos funcionários da Lyon que atuam na saúde e que também estão sofrendo com salários atrasados. O problema já foi levado pelo Simpa ao secretário da pasta, Mauro Sparta.

 

Leia também:

Ato na Fasc contra a precarização e pelo pagamento das terceirizadas Lyon

Simpa pede que SMS solucione problemas decorrentes de atrasos salariais por terceirizada

Tags: Assistência Social, FASC, Precarização, Saúde, Terceirizadas

Mais notícias