Domingo de Sol, frio e de luta com bom humor e cultura em Porto Alegre. Neste 26 de agosto, 27º dia de greve dos municipários, a categoria realizou um pedalaço pelo diálogo na Praça do Aeromóvel, em frente ao Gasômetro, com o objetivo de reivindicar uma mesa de negociação relativa à data-base e mostrar à população os prejuízos que a cidade tem tido com a gestão Marchezan.
A concentração teve início às 10h30 da manhã. Entre outras atividades, foram organizadas oficinas culturais e de abayomis, de pintura, serigrafia, cultivo de plantas, apresentação musical do Bloco Carnavalesco Areal do Futuro – composto por crianças do Quilombo do Areal da Baronesa –, mostra de banners exibindo projetos extintos no governo Marchezan, além de apresentação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa Lobos, conhecidos como “Lobóticos” que, mesmo sem o apoio da prefeitura, foram ao Canadá participar de campeonato mundial de robótica, no Canadá, e receberam prêmio de melhor apresentação na sua categoria. Além disso, foi feito passeio ciclístico pela Orla do Guaíba até o Parque da Redenção. Outro grupo de municipários da saúde e trabalhadores do HPS estiveram no Brique da Redenção denunciando o descaso da prefeitura com um dos mais importantes hospitais do estado.
A atividade marcou mais um dia na busca dos municipários pelo diálogo com Marchezan. Desde o ano passado, a categoria não tem reajuste em seus salários, com perdas acumuladas, até o momento, da ordem de 6,85%. Neste ano, apesar de a pauta de reivindicações ter sido entregue em abril, até o momento representantes do Sindicato dos Municipários (Simpa) não foram recebidos pelo prefeito. Além disso, os municipários lutam contra o parcelamento e contra projetos de lei que tramitam na Câmara que retiram direitos e prejudicam os serviços públicos.
A greve, deflagrada em 31 de julho, é uma reação à falta de diálogo e à intransigência do governo municipal. Sem sinalização por parte do governo, na semana passada, um grupo formado por ex-prefeitos, ex-governadores, artistas, intelectuais, educadores e movimentos sociais assinaram a carta “Porto Alegre Pelo Diálogo”, que propõe a abertura de mesa de negociação entre as partes. Dezenas de personalidades já assinaram a carta, que segue ganhando adesões. Entre os apoiadores estão escritor Luís Fernando Veríssimo, o músico Nei Lisboa e os ex-prefeitos João Dib, Raul Pont, Olívio Dutra e Tarso Genro e José Fortunati.
Nesta semana, os municipários seguem em luta. Na segunda-feira, 27/08, farão ato em frente ao Paço Municipal a partir das 9h, com caminhada pela cidade.
Leia também: Veja quem já aderiu à carta “Porto Alegre pelo diálogo”
Tags: Data-Base 2018, Data-Base2018, DerrotarOsPLs, Negociação JáMais notícias
Não há eventos futuros