Nota de repúdio à demolição da Ocupação Baronesa

O Sindicato do Municipários de Porto Alegre (Simpa) condena a ação higienista, anti-democrática e desumana da Prefeitura Municipal de Porto Alegre que mandou demolir o prédio que abrigava a Ocupação Baronesa, na manhã de 18 de julho. O prédio abandonado há 10 anos, vinha sendo objeto de luta por famílias em situação de rua que tinham um projeto de moradia para o local, porém, a Prefeitura informou que o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) havia solicitado a posse do prédio para um projeto habitacional e executou a demolição, alegando riscos de desabamento.

 

A Ocupação iniciou no dia 28 de março com um grupo de dez famílias. Parte do grupo que ocupava o prédio eram pessoas que haviam sido despejadas do único abrigo municipal da Prefeitura, ainda em funcionamento. Com o fechamento dos abrigos da cidade e o encerramento de importantes políticas de assistência social , o número de pessoas em situação de rua aumentou em Porto Alegre.

 

Segundo nota publicada pela Ocupação Baronesa, o prédio estava localizado no Areal da Baronesa, território ocupado pela população negra na segunda metade do século XIX, e, antes disso, terra Guarani. O prédio significava o resgate da identidade de um povo que está sempre sendo excluído, dizimado da sociedade e sofrendo sistematicamente o desrespeito do Estado sobre seu direito de morar, seu direito a terra, seu direito de pertencimento a um território.

 

O Simpa é solidário às famílias que seguirão em resistência na justa luta pela moradia. A Ocupação Baronesa se dava em um prédio público e abandonado que não exercia função social, como previsto na Constituição Federal. Hoje, mais de 4000 imóveis estão nesta situação, servindo aos interesses privados e especulação imobiliária, ao invés de beneficiar os cidadãos com a criação de uma política habitacional justa em nossa cidade.

 

 

 

 

Mais notícias

Aviso sobre horário de expediente no carnaval

Informamos que, em razão do período de Carnaval, não haverá…

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) manifesta seu…

SIMPA ENCONTRA PASCOAL E COBRA POR REUNIÃO QUE FOI PEDIDA AINDA EM DEZEMBRO

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa),…

TV SIMPA