MORADORES RECHAÇAM PROJETO DE CONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO DO DMAE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA REGIÃO CRUZEIRO
O Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) foi palco de mais uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre para apresentar o projeto de concessão/privatização do DMAE, na noite desta segunda-feira (30/06). Desta vez, a atividade foi marcada por falas ainda mais contundentes por parte da comunidade local, que rechaçou a proposta com manifestações incisivas contra o projeto do governo Melo.
As lideranças da região Cruzeiro expressaram indignação diante da possibilidade de entrega do serviço de água e esgoto à iniciativa privada. Também criticaram a atual gestão pela precarização dos serviços públicos, pela falta de transparência do projeto e pelo temor de aumento nas tarifas, com piora no atendimento.
O Manifesto Popular – Articulação Comunitária na Defesa do DMAE e Serviço Público de Qualidade foi lido por , e assinado por 32 lideranças comunitárias. Também se manifestaram contra o projeto de concessão/privatização — e são signatários do manifesto — Michael Santos, coordenador-geral do FROP/Cruzeiro; Lidionei Santos, presidente do Projeto Periferia; e Juarez Oliveira, conselheiro do OP/Cruzeiro e da Associação Santa Anita.
Tanto o diretor do Simpa, Edson Zomar, quanto a coordenadora do Cores DMAE, Sandra Dauri, reafirmaram, em suas intervenções, a posição contrária à concessão/privatização do DMAE. Eles explicaram que o objetivo da proposta do governo não é resolver os problemas da cidade, mas transformar um serviço essencial — hoje público e com tarifas sociais — em negócio para gerar lucro privado. Em síntese, são as populações das periferias, como a da região Cruzeiro, que sofrerão com a concessão/privatização, caso o PL 028/2025 seja aprovado.
A audiência contou com a presença de moradores da comunidade, servidores do DMAE e membros do Executivo municipal. Apesar de integrantes do governo Melo insistirem que o projeto tornará o DMAE mais eficiente, as lideranças da região demonstraram clara insatisfação. Além das falas contundentes, a comunidade lotou o auditório com faixas e cartazes, encerrando a audiência com o grito: “Não! Não! Não à privatização!”.
O Simpa e a Frente em Defesa do DMAE Público e Estatal seguem mobilizados, ao lado da comunidade, da sociedade civil e de outras entidades, na luta contra a concessão/privatização e por um DMAE público, estatal e de qualidade.
Falas das lideranças da Cruzeiro
Assine e compartilhe o PRESSIONE:
Cada assinatura encaminha automaticamente e-mail para todas as vereadoras e vereadores com um manifesto contra a privatização do DMAE!
CONFIRA O CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS E PARTICIPE:
https://x.gd/OgNHM
O SIMPA CORES DMAE alerta que privatizar vai fazer mal ao saneamento público!
DMAE PÚBLICO E ESTATAL, SIM!
DMAE PRIVATIZADO, NÃO!
Serviço público não é negócio privado!
ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
#SimpaSindicato #NãoÀPrivatizaçãodoDMAE #NomeaçãoJá #CoresDmae #DMAEPúblico
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, AlagamentoPortoAlegre, CalamidadeRS, Chuvas, coresdmae, DMAE, enchenters, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, AlagamentoPortoAlegre, CalamidadeRS, Chuvas, coresdmae, DMAE, enchenters, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias