MONITORES DE ESCOLA APONTAM PROBLEMAS E REIVINDICAÇÕES PARA A DATA-BASE 2017

thumb-padrao

O Simpa e a Atempa realizaram reunião com as monitoras e monitores, na última sexta-feira, 31 de março. Representantes de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino apresentaram as demandas dos profissionais que exercem a função de monitores para a data-base 2017.
As dificuldades relatadas apontam a falta de pessoal, que motiva a redução do período de atendimento em algumas escolas (EMEIS e EMEFs no turno integral). Monitores atendem sozinhos turmas com mais de 25 alunos e com casos de inclusão. Também faltam profissionais de higienização. No mês passado, a SMED dispensou um profissional de higienização de cada escola. Na Educação Infantil, este apoio é muito importante, pois as crianças exigem um acompanhamento maior.
A falta de pessoal, as demissões e o corte das horas extras estão inviabilizando o funcionamento de qualidade para as populações carentes que necessitam do atendimento diário de 12h. Às questões imediatas, é somada a falta de valorização do profissional da Educação Infantil, que lutam pelo Plano de Carreira.

As principais ações encaminhadas foram:
– Envio de ofício ao secretário de Educação solicitando o cumprimento da Resolução 015/2014 do CME/POA;
– Cobrar o retorno das horas extras, diante da essencialidade do atendimento da Educação Infantil;
– Convocação de Plenária da Educação Infantil, no dia 07/04, às 18h30min, no Simpa;
– Organizar formações continuadas, em serviço, sobre educação inclusiva;
– Realizar reuniões periódicas de monitores (a cada dois meses), mantendo no site do Simpa e da Atempa, informações das reuniões (monitoras, CR Atempa e Cores Educação).

Acompanharam a reunião a diretora Administrativa do Simpa, Adriana Mezetti, e o diretor da Atempa, Glauco Marcelo.

Fotos: Mariana Pires

Monitores 31mar2017 (2) Monitores 31mar2017 (6)

Mais notícias