Monitoras/es que tiveram nomeações suspensas pressionam Governo Melo para reverter medida

WhatsApp Image 2024-03-22 at 20.52.44

O ato realizado na manhã de sexta-feira (22/3), no Centro Administrativo Municipal (CAM), pelas monitoras que tiveram suas nomeações suspensas pelo Governo Melo, foi acompanhado pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Uma comissão de trabalhadores foi recebida pelo secretário adjunto de Administração e Patrimônio (SMAP), Richard Santos, e reivindicou junto à atual gestão a reversão imediata da medida. A diretora e o diretor do Simpa, Bete Charão e Assis Olegário, acompanharam a reunião.

De acordo com o adjunto da SMAP, a suspensão das nomeações foram motivadas por um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alertando sobre o fato do Município ter ultrapassado o limite legal de gastos com pessoal. A comissão ressaltou que parte dos nomeados já havia, por orientação da Prefeitura, se desvinculado dos seus atuais postos de trabalho. Nestes casos, a situação se tornou ainda mais grave, pois além de não serem nomeados, ficaram desempregados.

O secretário Richard se comprometeu a não anular as nomeações e marcou nova reunião com a comissão para quarta-feira (27/3), às 9h, na SMAP (Rua Siqueira Campos, 1300), já com a informação sobre a liminar que a prefeitura irá acionar na justiça.

O Simpa está comprometido em dar apoio e suporte à essas trabalhadoras, se colocando à disposição para colaborar inclusive com a análise jurídica que o sindicato está fazendo sobre esta ação. Além da consideração com a classe, o Simpa sabe dos inúmeros cargos em aberto, principalmente na educação infantil e especial, o que desorganiza e desqualifica o atendimento dos alunos da rede municipal.

Se o Governo priorizasse as nomeações de monitores aprovados no lugar dos agentes de inclusão terceirizados, como o Simpa já havia apontado, essas profissionais já estariam nas escolas e mantendo a qualidade e o vínculo com as crianças e as comunidades. O Sindicato seguirá apoiando todas as iniciativas por nomeação e denunciando a falta de compromisso do governo com a educação, e espera que na próxima reunião seja retomado o trâmite que resulta na posse imediata das colegas.

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, educação especial, educação infantil, Ensino, Monitoras, Monitores, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, smap, SMED

Mais notícias