
O Sindicato das Municipárias e dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participou, na segunda-feira (15/6), de mais uma reunião da Mesa Permanente com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), espaço de diálogo que acompanha e busca encaminhar demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores da Atenção Primária.
Representando o Simpa, participaram a diretora-geral Marília Iglesias, a diretora jurídica Mariana Perachi, o diretor financeiro Israel Santos e o coordenador do CORES Saúde, Luís Fernando. Pela DAPS, estiveram presentes a diretora Vânia Franz, os coordenadores da COENF, enfermeiros Leonardo e Tatiane, além de representantes das coordenadorias de saúde.
Entre os principais temas debatidos estiveram as denúncias e situações relacionadas ao assédio nos locais de trabalho. No caso da Coordenadoria de Saúde Oeste, foi encaminhada a realização de uma nova reunião para aprofundar a discussão. Já em relação a Coordenadoria de Saúde Sul , serão encaminhadas providências junto ao prestador de serviço terceirizado e o suporte ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) envolvido.
Na Coordenadoria de saúde Leste, a demanda sobre assédio apresentada pelas ACSs foi encaminhada e as medidas de apoio já estão em andamento.
Também na CS Leste foi tratado ponto sobre atribuições dos Agentes e como encaminhamento, será realizada uma reunião com os agentes, a assessoria de monitoramento da CS Leste e, com a participação do Simpa, para aprofundar o debate sobre as atividades desenvolvidas pela categoria.
Ainda na CS Leste também foi discutida a necessidade de melhores condições estruturais para o desenvolvimento das atividades administrativas dos ACSs. Embora, neste momento, não exista possibilidade de cedência de espaço físico específico, a situação segue em reavaliação pela Coordenadoria de Saúde Leste.
A reunião ainda abordou a distribuição de uniformes adicionais, as jaquetas para os agentes. Segundo informações apresentadas pela gestão, o processo encontra-se na fase de licitação para confecção dos materiais.
O Simpa seguirá acompanhando os encaminhamentos da Mesa Permanente e cobrando soluções para as demandas apresentadas pelas trabalhadoras e trabalhadores da Atenção Primária à Saúde.
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias