O Grupo de Trabalho (GT) da Educação realizou nesta terça-feira (25/06) a conclusão da primeira etapa de reuniões do GT, finalizando a análise dos 35 pontos da pauta específica da educação na data-base. As três primeiras reuniões foram específicas para apresentação e discussão dos pontos reivindicados pela categoria. A próxima será para o governo Melo trazer os primeiros retornos.
Entre os pontos discutidos hoje, esteve a volta da autonomia e do poder de decisão/deliberação dos Conselhos de Educação; a ampliação e o fortalecimento da SIR; a construção de um Plano de Carreira dos trabalhadores da Educação (monitores, assistentes administrativos, etc); e a realização de uma campanha pública de fortalecimento das EJAS.
Participaram da reunião representando a categoria os diretores do Simpa, Assis Olegário e Bete Charão. Maurício Cunha (SMED), Gelson Guarda (SG) e Artur Alfaro (SMAP) representaram o governo Melo.
As reuniões do GT da Educação acontecem às terças-feiras, às 14h. Não há data marcada para nova reunião, pois aguarda o retorno de viagem do secretário Pascoal para ser definida.
O que são os GTs?
Os Grupos de Trabalho (GTs) são espaços de diálogo direto entre o SIMPA e o governo municipal, com o objetivo de negociar as pautas específicas da data-base 2025 por secretaria. Além do GT da Educação, já estão criados o GT da Saúde (aguardando definição de data para a reunião) e o GT da Assistência Social, que será oficializado após a publicação no Diário Oficial. Está previsto a instalação de outros GTs, para contemplar as demais secretarias municipais.
O SIMPA continua presente e em negociação, cobrando avanços concretos, valorização das servidoras e servidores, condições dignas de trabalho e respeito à educação pública!
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias