FRENTE EM DEFESA DO DMAE PÚBLICO E ESTATAL REITERA A URGÊNCIA DA MOBILIZAÇÃO CONTRA O PROJETO DE CONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO

DMAE 45 CARD (1)

A segunda reunião da Frente em Defesa do DMAE Público e Estatal, realizada na noite de segunda-feira (23/6) na sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), contou com a participação de representantes de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares e organizações da sociedade civil. O encontro reforçou o compromisso coletivo de mobilização contra o PLE 028/2025, entregue pelo prefeito Sebastião Melo à Câmara Municipal no dia 21 de maio de 2025.

O objetivo da Frente é fortalecer as articulações entre as entidades e os moradores de Porto Alegre para impedir a concessão/privatização e o desmonte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), um patrimônio essencial à população da capital gaúcha. Durante a reunião, foram discutidas estratégias e ações junto às comunidades, ampliando a divulgação de informações sobre as consequências da concessão/privatização para a cidade como um todo.

Os participantes ressaltaram a importância da Frente e da mobilização social diante do avanço e da ofensiva dos projetos da atual gestão municipal para retirada do caráter público e estatal do DMAE. As entidades que integram a Frente reafirmaram que o DMAE não pode ser alvo de interesses privados, pois presta um serviço essencial à cidade, garantindo acesso à água e ao saneamento como direitos fundamentais.

Além de avaliar o cenário político e o andamento da CPI que investiga irregularidades no DMAE, foi aprovada a realização de um grande ato público unificado, em frente ao Centro Administrativo Municipal, na primeira quinzena de agosto. A atividade terá como mote “Porto Alegre em Defesa do DMAE Público e Estatal – Não à Concessão/Privatização do Saneamento”.

A Frente aprovou a inserção da questão da concessão/privatização do DMAE no plebiscito nacional, como uma das consultas a serem realizadas na cidade de Porto Alegre, que acontecerá a partir de 1º de julho.

Também foi apontada a necessidade de intensificar a atuação da Frente junto às redes sociais, a promoção de debates nos bairros e na periferia, bem como a instalação de bancas em pontos de movimentação popular, como Parque Farroupilha, Usina do Gasômetro, Mercado Público, entre outros. A construção de uma agenda de panfletagem e atos pontuais em áreas centrais e também nas comunidades, com distribuição de materiais informativos para dialogar diretamente com a população, alertando sobre os impactos da concessão/privatização, tais como aumento da tarifa, a piora na qualidade dos serviços e a perda do controle social sobre o DMAE.

A Frente reforça que a água e o saneamento não são mercadorias e que a defesa do DMAE público e estatal é uma luta de toda população de Porto Alegre.

Vamos juntas e juntos defender o DMAE público e estatal.

➡️Assine e compartilhe o PRESSIONE:
https://www.pressione.com.br/?p=851
Cada assinatura encaminha automaticamente e-mail para todas as vereadoras e vereadores com um manifesto contra a privatização do DMAE!

️ CONFIRA O CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS E PARTICIPE:
https://x.gd/ynW8m

⚠️ O SIMPA CORES DMAE alerta que privatizar vai fazer mal ao saneamento público!

DMAE PÚBLICO E ESTATAL, SIM!✔️
DMAE PRIVATIZADO, NÃO!❌

Serviço público não é negócio privado!

ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!

#SimpaSindicato
#NãoÀPrivatizaçãodoDMAE
#NomeaçãoJá
#CoresDmae
#DMAEPúblico

 

 

Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, AlagamentoPortoAlegre, CalamidadeRS, Chuvas, coresdmae, DMAE, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, TAG DMAE EnchenteRS

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA