A campanha promovida pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Cores Educação e Cores DMAE, em parceria com a Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) já teve adesão de 42 escolas municipais entre EMEIs, EMEFs, EMEEFs e CMET. A ação combate o projeto de privatização em curso na Prefeitura. Iniciado em outras gestões e em processo acelerado no governo Melo, a entrega de setores essenciais à iniciativa privada precariza os serviços públicos e limita a oferta e acesso à população.
Em diversos setores, como a Saúde, assistência social, limpeza urbana, meio ambiente e obras, a maioria dos serviços estão terceirizados. O foco do prefeito agora é a Rede Municipal de Ensino e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). Ao mesmo tempo em que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) restringe os investimentos para adequar os espaços físicos das escolas, diminui a oferta e o acesso, não realiza concursos para atender as demandas de recursos humanos e não valoriza as trabalhadoras e trabalhadores, a secretaria direciona os recursos do orçamento para compras milionárias de equipamentos, empresas terceirizadas e contratos emergenciais.
O Dmae, desde o governo do ex-prefeito Marchezan, não tem mais autonomia sobre a gestão dos investimentos necessários para o atendimento à população. Política que é mantida e acirrada pelo prefeito Melo. Mesmo sendo uma autarquia superavitária e com condições de garantir os serviços de água e esgoto, o governo não libera a realização de concurso público e nomeações para suprir as vagas necessárias e os projetos estruturais de melhoria e qualificação do Departamento são engavetados. A prioridade de Melo é a propaganda em defesa da “parceirização”, termo criado para amenizar o impacto da privatização da água na cidade.
Dos 50 pontos previstos nas escolas, 42 já estão com faixas instaladas, expondo o argumento: “O serviço público de qualidade é garantia de futuro para todos! Educação e saneamento não são mercadorias! Prefeito, Porto Alegre não está à venda! Chega de terceirizações/parceirizações e privatizações!”.
Para compartilhamento nas redes sociais, foram publicados três vídeos até agora, destacando os prejuízos para a população da parceirização/privatização/terceirização da água. Ainda sobre o DMAE, foi confeccionado material impresso para distribuição em ações de mobilização junto às comunidades.
As escolas podem solicitar ao Simpa faixas para colocação e material impresso sobre a privatização do Dmae para distribuição na comunidade.
Confira as escolas que já estão com as faixas na fachada:
ASSISTA AOS VÍDEOS DA CAMPANHA:
Link vídeos 01 – “FOCO NO INTERESSE PÚBLICO” https://bit.ly/44ANqeU
Link vídeo 02 – “TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DO SANEAMENTO”
Link vídeo 3 – “TARIFAS MAIS JUSTAS” https://youtu.be/x-4lBh3dqhg
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Escolas, Escolas Municipais, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros