Encontro de movimentos sociais e sindicais da América Latina e Caribe discute desafios comuns nas periferias

Aberturo do encontro

Realizado em Montevidéu/UY, de 31 de agosto a 02 de setembro, o segundo 2º encontro que reúne movimentos sociais de periferia de países da América Latina e Caribe, contou com representações de organizações do Brasil, Uruguai, Argentina e Cuba. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), foi representado pela diretora administrativa, Bete Charão, que também integra o Fórum Social das Periferias de Porto Alegre. O MST, o Levante da Juventude e a Associação José Martí, também participaram, representando o Brasil.

 

Na pauta, os problemas que mais atingem as periferias das cidades, como a violência (com destaque para a discriminação de gênero e a violência contra a mulher), população em situação de rua, acesso à educação e ao trabalho e consumo e meio ambiente. Também foram discutidas experiências como as cozinhas comunitárias e lutas por serviços públicos e combate às privatizações.

 

Os participantes organizaram um grupo de intercâmbio para discussão de problemas comuns e estudo de línguas, com reuniões mensais de forma on-line. “Todos os debates mostram que as periferias enfrentam as mesmas dificuldades e desmonte dos serviços públicos para quem mais precisa, assim como sofrem com a violência urbana e com a vulnerabilidade frente aos desastres climáticos”, enfatizou a diretora do Simpa.

 

Foram realizadas visitas e contatos com a Agrupácion de Funcionários de la U.T.E (Sindicato dos Servidores Públicos de Energia) e experiência de cozinha solidária que distribui refeições às pessoas em situação de rua na cidade de Montevidéu. O grupo também foi recebido na sede do Parlamento do Uruguai, pela deputada Lilian Galan, com forte atuação na Educação Pública.

 

Tags: #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, CalamidadeRS, municipários, Periferias, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias