O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) participou de mais uma reunião, na manhã desta quinta-feira (04/09), com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) e representantes da operadora Hapvida, com o objetivo de discutir a situação do contrato de assistência à saúde dos servidores municipais. O contrato foi renovado de forma emergencial por até um ano, enquanto se aguarda a resolução do imbróglio jurídico envolvendo o processo de licitação para contratação de um novo plano de saúde.
Durante a reunião, o SIMPA apontou falhas graves no atendimento e na comunicação com os usuários, e cobrou providências imediatas da operadora, com cumprimento efetivo das cláusulas contratuais. A principal preocupação do Sindicato é evitar a desassistência dos mais de 16 mil municipários que dependem do plano de saúde, além de pressionar por melhorias concretas na rede credenciada e na qualidade do atendimento.
PRESSÃO
Fruto da pressão do SIMPA, a Hapvida passará a atender presencialmente os usuários do plano a partir do dia 9 de setembro, em uma sala no térreo da sede da SMAP. Neste mesmo dia, ocorrerá uma nova reunião, às 9h, com os mesmos representantes.
A operadora informou que um representante da diretoria nacional virá de São Paulo para buscar soluções efetivas em relação aos questionamentos feitos pelo Sindicato. A Hapvida está elaborando um documento oficial respondendo a cada um dos itens apontados pelo SIMPA. Além disso, a SMAP estabeleceu o prazo até o dia 10 de setembro para que a operadora disponibilize de forma clara e acessível a rede credenciada atualizada.
SIMPA ADVERTE: IRREGULARIDADES SERÃO DENUNCIADAS
O secretário adjunto da SMAP, Artur Alfaro, reforçou que a secretaria vai acompanhar o processo e cobrará o cumprimento do contrato, alertando que as negociações em curso não isentam a operadora de notificações e multas.
O SIMPA foi enfático ao afirmar que não aceitará mais desculpas, pois os servidores estão sendo descontados em folha, e não estão conseguindo acessar os serviços da Hapvida. O Sindicato também alertou que não permitirá que a operadora utilize o período do contrato emergencial para “ganhar tempo” enquanto posterga a resolução dos problemas já identificados.
REIVINDICAÇÕES DOS MUNICIPÁRIOS
Entre as principais reclamações da categoria estão:
O SIMPA segue atuando firmemente na defesa da saúde dos municipários e cobrando soluções imediatas para que os serviços sejam prestados com dignidade, respeito e qualidade.
O Simpa continua com o canal de denúncias pelo email: planodesaude@simpa.org.br
PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE, PORTO ALEGRE SE DEFENDE!
Somos municipári@s, somos Porto Alegre!
#SimpaSindicato
#SomosPortoAlegre
#VamosResistir
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias