EM PLENÁRIA ON-LINE, SERVIDORES DO PACS EXPÕEM CRISE NO ATENDIMENTO E APROVAM AÇÕES

WhatsApp Image 2025-10-02 at 16.57.24

Na noite de terça-feira (30), às 20 horas, os servidores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) realizaram uma plenária on-line que contou com a participação de 28 trabalhadores e trabalhadoras. A atividade foi coordenada pelo diretor-geral do Simpa João Ezequiel, por Marco Brignol, coordenador do Cores Saúde, e por Cláudia Oliveira, representando os trabalhadores do PACS. Também participaram os diretores do Simpa Marília Iglesias e Efraim Golbert. Estiveram presentes na plenária a deputada federal Fernanda Melchionna, além de representantes dos mandatos da vereadora Karen Santos e do vereador Roberto Robaina.

Durante a plenária, foi aprovada a criação de uma comissão de representantes dos servidores, que terá como tarefa se reunir com a direção do PACS para encaminhar as principais pautas levantadas pela categoria. Os trabalhadores também deliberaram pela realização de uma nova plenária, desta vez presencial, no auditório do PACS, além de um ato público em frente ao PACS, em datas a serem definidas.

Entre as pautas debatidas, destacaram-se:

* a superlotação recorrente na emergência do PACS e do Pronto Socorro de Saúde Mental (PESM);

* o deficit crítico de servidores, que já ultrapassou todos os limites e coloca em risco o atendimento à população;

* a proximidade do fim da Operação Inverno, prevista para o final de outubro, que deve tornar mais grave a situação;

* a nomeação imediata de técnicos de enfermagem e enfermeiros aprovados em concurso público, bem como de outros profissionais essenciais, como técnicos em radiologia, psicólogos, médicos emergencistas, nutricionistas, assistentes sociais, pediatras, técnicos em saúde bucal, assistentes administrativos, odontólogos, auxiliares de manutenção, técnicos em nutrição e cozinheiras.

A gravidade da situação foi exemplificada com um episódio recente no PESM, onde um paciente em surto quebrou computadores e móveis, colocando em risco pacientes e trabalhadores. No momento, apenas uma enfermeira e quatro técnicos de enfermagem estavam de plantão para atender 37 pacientes internados, número muito acima da capacidade de 14 leitos do setor.

Como encaminhamentos finais, além da criação da comissão e da realização do ato, ficou definida a apresentação das demandas à direção-geral do PACS, à gestão centralizada e ao Conselho Distrital GCC, assim como o encaminhamento das pautas ao Conselho Municipal de Saúde.

PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE! PORTO ALEGRE SE DEFENDE!
SOMOS MUNICIPÁRI@S, SOMOS PORTO ALEGRE!

#SimpaSindicato
#SomosPortoAlegre
#VamosResistir

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA