Educadores decidem pela não retomada do atendimento presencial e greve a partir de 01º/03

Slider - greve educação

Com a participação de mais de 600 pessoas, a assembleia geral do Simpa com pauta específica da educação, realizada on-line na noite de terça-feira, 23/02, decidiu pela deflagração de greve dos servidores da educação a partir de segunda-feira, 1º/03, com formalização em assembleia a ser realizada na quinta-feira, 25/02, às 19h, on line, e o não atendimento presencial nas escolas até sexta-feira, 26/02.

 

A decisão é uma resposta da categoria à posição adotada pela Prefeitura de Porto Alegre de retomar as aulas na Educação Infantil e nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental a partir desta quarta-feira, 24, mesmo diante da falta de segurança sanitária nas escolas e do alto índice de contaminação, internações em UTI e óbitos por Covid-19. Devido à gravidade da situação, o Governo do Estado decretou que a região de Porto Alegre está sob bandeira preta, grau mais crítico para a pandemia conforme seu próprio modelo de distanciamento controlado.

 

O Simpa tem defendido que, na ausência da vacinação em massa, o retorno presencial às escolas só deve acontecer mediante condições sanitárias e estruturais capazes de assegurar a proteção de alunos, trabalhadores e da comunidade escolar em geral.

 

Na assembleia, o Simpa anunciou que enviou ofício à Smed exigindo imediata suspensão das aulas, com o estabelecimento do ensino não presencial. O Sindicato também anunciou que entrou com ação na Justiça para que as aulas não reiniciem, em virtude da gravidade do atual do momento, para não pôr em risco a vida de centenas de pessoas. A ação se baseia na crise enfrentada pela capital gaúcha, na decretação da bandeira preta e nas orientações do Conselho Municipal de Educação (CME) e documentos enviados por entidades da saúde que corroboram a impossibilidade de as atividades presenciais serem retomadas no atual cenário.

 

A assembleia deliberou ações de mobilização junto às entidades representativas do município de Porto Alegre e comunidade escolar no sentido de sensibilizar a sociedade para esta pauta tão urgente. A assembleia da próxima quinta-feira será feita de maneira on line e os procedimentos para participação serão divulgados pelos meios de comunicação do Simpa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: #GreveEducação, covid19, MunicipáriosEmGreve, simpa, voltaasaulas

Mais notícias