Educação de Porto Alegre decide manter estado de greve contra retomada das atividades presenciais

Nesta segunda-feira, 05/10, em assembleia geral extraordinária on line, com a participação de mais de 800 pessoas, as servidoras e servidores de Porto Alegre decidiram pela manutenção de estado de greve e assembleia permanente na educação. Além disso, nova assembleia será realizada no dia 13/10, podendo ser antecipada, a depender da conjuntura.

 

As decisões tomadas hoje são uma resposta à intransigência de Marchezan que insiste em manter a retomada das atividades presenciais nas escolas mesmo sem haver condições sanitárias adequadas à proteção da saúde de crianças, servidores e da comunidade escolar como um todo.

 

Relatos

 

No início da assembleia, o Simpa reafirmou, com base nas visitas que realizou e nos relatos que tem recebido, que as escolas não estão aptas e não dispõem de estrutura física, nem de pessoal, muito menos apoio técnico da Prefeitura, para colocar em prática o protocolo global estabelecido pela Smed.

 

A direção do Simpa também tratou das ações que adotou mais recentemente contra a posição da gestão Marchezan, tais como a continuidade da circulação de carro de som em todas as regiões da cidade; a disponibilização de cartazes e panfletos para as escolas que solicitarem, além de máscaras personalizadas a preço de custo. Também foi relatada a publicação de alerta à população na edição de sábado (03/10) do Correio do Povo, bem como a solicitação, junto à Presidência da Câmara Municipal, de audiência pública para tratar do assunto.

 

Além dessas ações, o Simpa também está entrando com um recurso na Justiça a fim de barrar o retorno às atividades presenciais, e investiu em campanha em TV, outdoors e redes sociais alertando a população sobre os riscos de contaminação existentes nas atuais circunstâncias nas instituições de ensino do município.

 

Leia também:

Simpa publica alerta à população: Não leve seu filho para a escola

Simpa entra com recurso no TJ-RS para tentar barrar retorno às atividades presenciais nas escolas

Especial Escolas fechadas, vidas preservadas!

Mais notícias

8M – Manifesto Dia Internacional de Luta das Mulheres

Manifesto Regional - Porto Alegre/RS   PELA VIDA DAS MULHERES…

Conquista histórica: servidores elegem a direção geral do PACS

Em votação on-line, realizada nessa sexta-feira (05/3), as trabalhadoras e…

Eleição dos Cores: confira representantes eleitos dos Aposentados, Demhab, Smdet e Dmlu

Com a votação encerrada, nesta sexta-feira (5/3), às 20h, a…

SIMPA TV

AÇÕES JURÍDICAS

ASSISTÊNCIA JURÍDICA

COMBATE AO ASSÉDIO