Simpa publica alerta à população: Não leve seu filho para a escola

Diante da intransigência do governo Marchezan em recuar da decisão de retomar as atividades presenciais nas escolas púbicas da rede municipal, o Simpa publicou, no Correio do Povo deste sábado, 03/10, um alerta à população para não levar seus filhos à escola devido ao alto risco de contaminação pelo coronavírus. O texto também aborda a ausência de estrutura das escolas e a completa falta de assistência por parte da prefeitura, bem como a inexistência de um plano de contingência sanitária por escola para o estabelecimento de medidas de proteção à vida das crianças, pais e servidores.

 

Confira abaixo o texto publicado.

Não leve seu filho para a escola.
Proteja a vida das crianças e da sua família contra a Covid-19.

 

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou recentemente a retomada gradativa das atividades presenciais nas escolas, num cenário ainda marcado pelo alto índice de contaminação e de mortes pelo coronavírus na cidade. A medida foi imposta sem que o tema fosse debatido junto às direções e à comunidade escolar, sem levar em conta a realidade das escolas da rede municipal de ensino e sem o estabelecimento de um plano de contingência sanitária por escola, imprescindível para garantir a proteção à vida.

 

As escolas não têm estrutura física, nem recursos humanos e financeiros, muito menos condições sanitárias adequadas para abrirem suas portas à comunidade, de maneira a garantir que não haja a disseminação do vírus entre crianças, professores, funcionários e familiares. Além disso, não dispõem de orientação técnica, por parte da Prefeitura, para avaliar a situação de cada escola e estabelecer as medidas necessárias à garantia da saúde.

 

Ao anunciar o calendário de retomada das atividades presenciais em condições tão precárias e com tamanha desassistência, a Prefeitura joga para cima das direções escolares a responsabilidade pelas medidas de segurança sanitária, um papel que cabe não às escolas, mas sim à mantenedora, ou seja, à Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

 

Mesmo ciente de todas essas insuficiências, mesmo tendo sido alertada por órgãos de controle, entidades e instituições da sociedade civil, a Prefeitura manteve seu planejamento. A falta de condições para o retorno às atividades fez com que nesta semana nenhuma escola reabrisse para o público. E certamente, esta será a situação na próxima semana também.

 

Não existe meia segurança. Se não houver um planejamento amplo, cuidadoso e aprofundado envolvendo os gestores, a comunidade escolar e representantes da saúde e da vigilância sanitária e epidemiológica, não haverá condições seguras para nossas crianças e servidores no ambiente escolar.

 

#EscolasFechadasVidasPreservadas

Simpa

 

Veja a página do Correio do Povo com a publicação

Edicao 9750 F762ee2a563281c2c9ee159fe205a090

Tags: #EscolasFechadasVidasPreservadas, Educação, Fora Marchezan

Mais notícias

PLENÁRIA ON-LINE DO CORES FASC APONTA PARA A LUTA E A UNIDADE DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA

A plenária on-line do Cores Fasc, realizada na noite de…

Plenária da Saúde rejeita reajuste rebaixado de Melo e delibera mobilização

Realizada de forma on-line, no dia 22 de abril, em…

ATO PÚBLICO NO PACS DENUNCIA PRECARIEDADE NA SAÚDE E NOS SALÁRIOS DAS SERVIDORAS E SERVIDORES

Em Estado de Greve na luta pela reposição da inflação…