CÂMARA SUSPENDE SESSÃO POR PROBLEMAS TÉCNICOS E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DA MORDAÇA É ADIADA

WhatsApp Image 2024-11-18 at 16.18.10

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) acompanharam a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (18/11) para pressionar contra o Projeto de Lei da Mordaça. A proposta é considerada inconstitucional pela Justiça em diversos municípios e estados e estava na pauta de votação desta tarde. Caso o projeto seja votado e aprovado, o Simpa vai ingressar judicialmente contra a proposta que fere a liberdade de cátedra e implementa a censura nas escolas.

Problemas técnicos no painel de votação impediram o registro eletrônico de voto dos vereadores/as que aproveitaram a ocasião e solicitaram a suspensão da sessão para se dedicarem a protocolar emendas à LOA, cujo prazo encerra para eles nesta segunda-feira. Diante disso, o Projeto de Lei da Mordaça não foi à votação, o que pode ocorrer na próxima segunda-feira (25/11), quando Simpa e Atempa estarão novamente na Câmara. A participação da categoria na sessão, também é fundamental!

Lei Orçamentária Anual
O Simpa aproveita para lembrar que protocolou na Câmara a emenda popular 60/2024, junto com as associações Astec e Atempa, que prevê a reposição da inflação no salário da categoria, que já acumula 29,55% de perdas desde 2016. A votação do projeto e das emendas estão previstas para as sessões da primeira semana de dezembro (02 e 04/12), para que haja tempo de análise de todas as emendas protocoladas pelos vereadores/as. A mobilização da categoria nestes dias também é essencial para pressionar os vereadores e garantir a inclusão da emenda 60/2024.

O sindicato seguirá acompanhando as discussões na Câmara e monitorando os temas de interesse da categoria municipária. Somos municipários, somos Porto Alegre e vamos resistir!

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, Lei da Mordaça, liberdade de cátedra, monitor, monitora, Mordaça, municipários, PL da Mordaça, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias