CONFIRA AS FOTOS NO FLICKR:
https://www.flickr.com/gp/simpapoa/4PK4g0g905
A Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira (14/08), na região Glória, sobre o Projeto de Lei (PL) 028/2025, que prevê a concessão/privatização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), foi marcada por fortes críticas e ampla mobilização popular. Moradores, lideranças comunitárias e representantes de entidades se manifestaram contra a proposta do governo Sebastião Melo, que tramita na Câmara Municipal, reafirmando a defesa do DMAE como autarquia pública e estatal.
Durante a apresentação do governo municipal, foi detalhada a intenção de repassar à iniciativa privada os serviços de água e esgoto da cidade. Representando o Simpa Cores DMAE, Sandra Darui destacou que a medida trará prejuízos tanto para os trabalhadores do departamento quanto para a população. Segundo ela, além das incertezas quanto à qualidade dos serviços, o modelo proposto tende a elevar as tarifas, impactando de forma mais grave as famílias de baixa renda.
Sandra afirmou ainda que as políticas adotadas pelo governo Melo têm agravado a precarização da autarquia, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados à população.
O encontro, realizado no Instituto São Benedito (Praça Nossa Senhora de Belém, nº 89), demonstrou mais uma vez, que a maioria absoluta dos participantes são contrários à concessão/privatização do DMAE.
Todas inscrições, para fazer uso da palavra, foram contrárias ao projeto. Não houve uma inscrição, entre os participantes da audiência pública, para defesa do projeto encaminha pelo Executivo à Câmara Municipal e o próprio representante do governo Melo que estava na mesa abriu mão da sua fala final.
O diretor do Simpa, Edson Zomar, foi o último a falar e defendeu o DMAE público e estatal, rechaçando a concessão/privatização do DMAE, como um modelo de negócio fracassado em outros lugares, que vai ter um custo maior para a população, já que além de pagar impostos, tem que, como objetivo principal, pagar dividendos aos acionistas da empresa privada.
“Enquanto o DMAE público e estatal tem como objetivo manter e aprimorar o atendimento e os serviços prestados à população, os investimentos que serão feitos pela empresa privada não o serão com o caixa da empresa e sim com o dinheiro público do BNDES. Financiamento este que o DMAE público e estatal também pode obter junto ao banco público. Bastando o governo Melo fazer esta opção”, explicou o diretor do Simpa.
Participe do plebiscito popular “O DMAE é do povo de Porto Alegre”! O plebiscito também está disponível online, pelo link: https://simpa.org.br/plebiscitodmae/
️ CONFIRA O CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS E PARTICIPE!
https://x.gd/OgNHM
Vamos juntas e juntos defender o DMAE público e estatal.
⚠️ O SIMPA CORES DMAE alerta que privatizar vai fazer mal ao saneamento público.
DMAE PÚBLICO E ESTATAL, SIM!✔️
DMAE PRIVATIZADO, NÃO!❌
Serviço público não é negócio privado!
ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
#SimpaSindicato #NãoÀPrivatizaçãodoDMAE #NomeaçãoJá #CoresDmae #DMAEPúblico
Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, coresdmae, DMAE, Frente em Defesa da Água e do DMAE público e estatal, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias