Audiência define participação do Simpa no COE Municipal; Cejusc marca reunião com o MP sobre vacinação

Uma nova rodada do processo de conciliação, no âmbito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Alegre (Cejusc), foi realizada nesta segunda-feira (17). A audiência tratou especificamente da situação do retorno às aulas presenciais na capital gaúcha.

 

O Simpa participou, juntamente com a Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD); da parte da Prefeitura, estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Vigilância em Saúde.

 

Na reunião desta segunda-feira, foi informado pela Cejusc que nesta terça-feira (18), às 9h30, haverá nova audiência, com a presença do Ministério Público, para tratar especificamente da vacinação dos trabalhadores da educação. Também foi informado pela Smed o início dos trabalhos do Centro de Operação de Emergência (COE) Municipal. Além disso, ficou definida a participação de representante do Simpa no COE Municipal, cuja primeira reunião, conforme informou a Smed, será na próxima quarta-feira (19).

 

Durante a reunião, o Simpa reafirmou a necessidade de haver vacinação dos trabalhadores da educação e da comunidade escolar e de o COE Municipal entrar em atividade imediatamente, uma vez que o mesmo foi criado no dia 5 de maio e até agora não havia iniciado seus trabalhos. O sindicato também defendeu que o COE deve ser, de fato, um órgão fiscalizador da produção e execução dos protocolos de segurança sanitária em cada território de ensino, com monitoramento constante para além do que a Smed diz estar fazendo.

 

Outra questão ressaltada pelo Simpa foi a importância de haver formação adequada dos profissionais da educação no que diz respeito à execução correta dos protocolos de segurança sanitária. Além disso, o sindicato destacou que os COEs precisam ter garantida a presença de profissionais da saúde, com o intuito de capacitar essa instância para atuar em consonância com as necessidades sanitárias impostas pela pandemia.

 

 

Leia também:

Audiência de conciliação: entidades apresentam dados técnicos contra retomada das aulas presenciais

Audiência de conciliação sobre suspensão das aulas termina sem solução; nova reunião acontece dia 5

Tags: Aulas Presenciais, Educação, Pandemia

Mais notícias